Mendonça de Barros destaca importância do empreendedorismo
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Em uma hora e meia de conferência, o economista José Roberto Mendonça de Barros alinhavou uma conversa que tratou das perspectivas do agronegócio brasileiro, a importância de ações voltadas ao empreendedorismo e os desafios que produtores têm pele frente. O bate-papo marcou o início da terceira fase do Programa Empreendedor Rural, em uma teleconferência realizada ontem (18), no auditório do Sebrae-PR e gerada via satélite para um público que inclui mais de dois mil participantes da fase um em curso, mil participantes da fase três além de outros seis mil que já fizeram o curso. O programa é uma parceria do Senar-PR e Sebrae-PR que passou a contar também com a adesão da Fetaep e Faep.
Resultados - Ágide Meneguette, presidente da Faep, Senar e Sebrae, abriu a teleconferência frisando aquilo que tem sido o centro da proposta e principal preocupação do Programa Empreendedor Rural: "Assim como em qualquer setor, o conhecimento passou a ser essencial para o agronegócio. Para avançar nos resultados, vêm sendo exigido dos produtores e empresas envolvidas cada vez mais profissionalismo, informação e novas ferramentas. Sem conhecer os fatores econômicos, sociais e políticos que influenciam todas as atividades, não é seguro trabalhar", disse.
Parcerias - Parceiro da realização do programa, o presidente da Fetaep, Ademir Muller, destacou a ação como de fundamental importância no sentido de "romper com conceitos que associam o rural com atraso, uma contrapartida à visão de que só as cidades oferecem qualidade de vida". Também presente ao evento, o presidente da CNA, Antonio Ernesto de Salvo mencionou o pioneirismo do Paraná, com um programa voltado à qualificação do produtor nas linhas do Empreendedor Rural: "Vocês estão buscando organizar uma nova sociedade. O Brasil se inspira no que o Paraná produz".
Palestra - "O sucesso do passado não garante o sucesso do futuro". A afirmação feita por Mendonça de Barros durante a palestra buscou chamar a atenção dos empreendedores para os desafios que devem enfrentar os gargalos que impedem o avanço das atividades agropecuárias no Brasil: "Mas o sucesso do passado pode servir de guia para dizer que o que temos pela frente não é mais difícil de resolver do que o que já foi enfrentado no passado", completou o palestrante. Outro aspecto destacado por Mendonça de Barros foi a união dos produtores em comunidades afins. Citou o Portal do Empreendedor Rural, mantido pela organização do programa, como canal fundamental na troca de informações e busca por solução de problemas do setor. Há atualmente em torno de seis mil participantes do Programa Empreendedor Rural cadastrados no site. O Sistema Ocepar foi representado pelo gerente técnico e econômico, Flávio Turra. (Com informações da assessoria do Senar-PR).