MEIO AMBIENTE: Ministro quer rever Código Florestal
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, defendeu nesta quarta-feira (1/04) a revisão do Código Florestal brasileiro. Durante palestra na Tecnoshow-Comigo, em Rio Verde, Sudoeste de Goiás, o ministro disse, com base em estudo da Embrapa, que se a legislação ambiental for aplicada na prática como está, restaria ao País apenas 33,14% de área para expansão agrícola e urbana. Stephanes observou que se fossem atendidos todos os pedidos de delimitação de áreas indígenas e quilombolas seriam 10% a menos de área restante. "Precisaríamos anexar a Bolívia ao Brasil para continuarmos crescendo."
Tecnoshow - O ministro manifestou essas opiniões ao falar sobre agricultura e meio ambiente, no lançamento do 5º Congresso Brasileiro da Soja (CBSoja) e Mercosoja, na Tecnoshow. Stephanes explicou aos produtores presentes que a área cultivada de soja ocupa menos de 3% do território nacional e o plantio de grãos, apenas 7%. Porcentuais que, segundo o ministro, não comprometem a preservação do meio ambiente. Na opinião do ministro, pelo menos dez pontos do Código Florestal devem ser revistos e alertou para a necessidade de engajamento das autoridades nessa discussão.
Crise - Durante visita aos estandes da feira, Reinhold Stephanes minimizou os efeitos da crise econômica mundial no agronegócio brasileiro. "De maneira geral, considerando a crise, até que ela está normal. Estamos exportando", disse o ministro. Mesmo assim, o ministro ponderou que a cadeia do agronegócio está sofrendo os efeitos da crise provocada pela restrição ao crédito, o que acaba trazendo impactos na indústria e elevando o endividamento agrícola. (O Popular)