MBA em Cooperativismo forma sua primeira turma no Paraná

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Aconteceu na noite desta segunda-feira (16), no hotel Lizzon, em Curitiba, a formatura da primeira turma do MBA de Cooperativismo, um curso de pós-graduação realizado numa parceria entre a Ocepar e o Sescoop Paraná, Universidade de São Paulo (USP/Ribeirão Preto) e a Fundace. Além dos 33 formandos e seus familiares, também compareceram nesta solenidade o presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas escolhido como Paraninfo, o diretor do Departamento de Cooperativismo e Associativismo Rural (Denacoop), José Norberto Kretzer que na ocasião representou o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues escolhido como Patrono, o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, ao qual os formandos prestaram homenagem especial dedicando seu nome à turma, superintendente da Ocepar, José Roberto Ricken, homenageado especial, João Luiz Passador e Maurício Ribeiro do Valle, professores homenageados e Marcelo Bomsenhor Martins, como funcionário do Sescoop Paraná homenageado. A solenidade de formatura foi conduzida pelo professor Sigismundo Bialokoski Neto, coordenador do Programa MBA de Cooperativismo pela Fundace/USP.

Neurônios – Este MBA teve por objetivo formar profissionais para gestão de organizações. Para o presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, para que esta meta venha a ser atingida é que o cooperativismo tem investido maciçamente em conhecimento, em neurônios, “É o que estamos fazendo de melhor dentro do sistema e esta formatura representa muito isso. Sempre digo que durante minha gestão na OCB se conseguirmos apenas uma coisa só, investir nas pessoas, em educação, já valeu nossa passagem. Não podemos deixar de lembrar que tudo isto acontece graças a uma ferramenta chamada Sescoop que veio com esta finalidade e agora com a criação do Instituto Brasileiro do Cooperativismo, até copiando uma idéia do Paraná e levando a nível nacional para ter mais uma alternativa operacional para implantar diferentes sistemas de capacitação. Investir em gente!”, lembra o dirigente.

Aperfeiçoamento - O Sistema Ocepar não só acredita nesse processo de capacitação, como também investe para que todas aquelas pessoas ligadas ao sistema aperfeiçoem seus conhecimentos e possam aplica-los na gestão das sociedades cooperativas. Na opinião do presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski este é o caminho que vem sendo trilhado há vários anos e que os números de eventos realizados nos últimos 36 meses apontam para mais de 178 mil pessoas treinadas. “Sem dúvida nenhuma que a conclusão deste MBA por este profissionais é mais um importante avanço que o cooperativismo dá, afinal, ele dá continuidade a um trabalho que foi iniciado em Rochdale no ano de 1844, onde o cooperativismo era norteado por princípios e valores e na defesa dos mais humildes. A nossa essência, os nossos valores devem ser preservados e através deste curso os participantes puderam também se aprofundar mais em pontos como este e agora poderão multiplicar estes conhecimentos nos seus locais de trabalho”, destacou Koslovski.

Exemplo – Ao falar sobre a realização de um curso de MBA, o diretor do Denacoop, José Norberto Kretzer afirmou que “isto representa muito para o cooperativismo brasileiro, principalmente pelo fato que o Paraná tem sido pioneiro em grandes realizações. Esta parceria entre o Sistema Ocepar com instituições altamente capacitadas como é o caso da Fundace e Usp na realização de um curso de MBA para funcionários de cooperativas vem ao encontro exatamente aquilo que preconiza o nosso ministro da Agricultura Roberto Rodrigues de que é através do ensino do cooperativismo que iremos humanizar cada vez mais as pessoas, levar a mensagem desta doutrina a todos os lugares e, principalmente, aos jovens uma oportunidade de uma filosofia de vida e oportunidade emprego e renda. A Ocepar e as cooperativas estão de parabéns por acreditarem que investir em conhecimento está se garantindo o futuro da cooperação”, lembrou.

Conteúdos Relacionados