MANIFESTO: COPEL - PRIVATIZAÇÃO

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
As entidades empresariais que adiante subscrevem esta manifestação - legítimas representantes dos seus respectivos segmentos em todo o Estado do Paraná -, após consulta e audiência com seus representados e, ainda, com expressivas lideranças da área energética, declaram ter assumido a seguinte posição a propósito da privatização da Companhia Paranaense de Energia (COPEL).

1. Continuam firmemente a defender os princípios da livre iniciativa e, por isso, o processo de desestatização da economia brasileira.

2. No momento em que o País está sendo sobressaltado por uma crise energética, é necessário que nos empenhemos em extrair delas as melhores lições para reconfigurar e reestruturar o setor energético, no desejo de não se repetir no futuro a frustração representada pela atual insuficiência de oferta de tão importante insumo.

3. O desenho de um novo modelo de sistema elétrico para o País é que vai, a nós paranaenses (que geramos excedentes de energia elétrica), oferecer as indicações adequadas de como deverá se processar, dentro do mais elevado interesse público, a privatização da COPEL; inclusive, se pertinente, a preservação em mãos do Governo paranaense de participação estratégica na COPEL que garanta a oferta de energia em volume que não comprometa e nem retarde o desenvolvimento de nosso Estado. Afinal, a nossa companhia de energia é parte de um sistema elétrico nacional integrado.

4. As circunstância e a conjuntura atuais, portanto, recomendam que o programa de privatização da COPEL seja postergado.

Quando de sua retomada, as nossas instituições empresariais apreciariam, junto com o Governo e demais segmentos representativos da sociedade paranaense, contribuir para a escolha de um modelo que esteja em sintonia com a expressão social, econômica e política do Paraná.

Curitiba, 10 de junho de 2001.

ASSINAM:

Ágide Meneguette - Presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná

Ardisson Naim Akel - Presidente da Federação das Associações Comerciais Industriais e Agrícolas do Paraná

Rubens Armando Brustolin - Presidente da Federação do Comércio do Estado do Paraná

José Carlos Gomes de Carvalho - Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná

Valmor Weiss - Presidente da Federação das Empresas de Transportes de Cargas do Estado do Paraná

João Paulo Koslovski - Presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná

Conteúdos Relacionados