MALAN TRANQUILIZA EMPRESÁRIOS SOBRE TRANSIÇÃO
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O ministro da Fazenda, Pedro Malan, durante palestra realizada na manhã desta sexta-feira (16), em Curitiba, procurou tranqüilizar empresários e lideranças políticas paranaenses sobre os destinos da nossa economia neste período de transição política. Segundo Malan, houve um amadurecimento político muito grande e que todos os candidatos à Presidência da República em seus discursos e programas de governo, irão respeitar os contratos vigentes, inflação sob controle e manter a Lei de Responsabilidade Fiscal. "O recente acordo firmado com o FMI e as posições manifestadas pelos atuais candidatos, ajudou a diminuir as turbulências do mercado financeiro", lembrou.
Governabilidade - O ministro disse que os acordos vão contribuir significativamente para a tranqüilidade da economia nos últimos meses do governo de Fernando Henrique e garantir a governabilidade no primeiro ano do próximo presidente - seja ele quem for. Malan disse que vê claros sinais de mudança nas posições de grupos políticos antes radicais e não teme qualquer ruptura de compromissos internos ou externos a partir do próximo ano.
Interpretações erradas - Malan disse que é surpreendente como ainda há interpretações erradas sobre o Brasil. O processo sucessório não deveria ser fonte de preocupações de investidores. Ele lembrou que Itália, Inglaterra e Chile tiveram mudanças de regimes, com presidentes mais à esquerda, e nem por isso os compromissos foram quebrados. "Não há mais discussão sobre a necessidade de controlar a inflação, sobre a execução responsável dos orçamentos ou sobre respeito a contratos. Isso é ponto pacífico e abre espaço para discussões mais proveitosas", destacou o ministro.
Entidades - Malan, que veio a Curitiba atendendo um convite da Federação da Indústria, da Agricultura, do Comércio, das Associações Comerciais, dos Transportes e Cargas, da Associação Comercial, do Movimento Pró-Paraná e do Sistema Ocepar, também lembrou que o encontro entre o presidente Fernando Henrique Cardoso e os candidatos à presidência, marcado para a próxima segunda-feira, 19, representa um avanço na democracia brasileira.
Agronegócio - Ao ser questionado pelo presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, o ministro Pedro Malan fez questão de ressaltar o bom desempenho da agricultura nos últimos anos. "O Paraná sem sombra de dúvida é um dos estados responsáveis pelos importantes avanços alcançados nas últimas décadas, onde pulamos de 60 milhões de toneladas para quase 100 milhões de toneladas de grãos, sem necessariamente aumentarmos a área de plantio. Tudo graças aos investimentos em tecnologia". O ministro garantiu para o presidente do Sistema Ocepar, de que hoje está sendo publicada uma Medida Provisória utilizando recursos do Fates para financiar as exportações.