LULA VISITA COCAMAR NESTA QUINTA-FEIRA

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O candidato à presidência da República pelo Partido dos Trabalhadores, Luís Inácio Lula da Silva, estará em Maringá nesta quinta-feira, dia 4 para uma visita à Cocamar. O candidato será recebido pelo presidente da cooperativa, Luiz Lourenço e demais integrantes da diretoria as 15 horas. O candidato conhecerá o parque industrial (fios de seda e óleo) da Cocamar. As 16h30 está prevista uma coletiva para a imprensa e no final da tarde (17h00) Lula estará reunido com aproximadamente 500 lideranças, autoridades e produtores cooperados. Durante reunião com empresários em Curitiba, na sede da Fiep, no último dia 21, o candidato manifestou interesse em conhecer melhor as experiências bem sucedidas do cooperativismo paranaense. Desta forma, o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski formulou o convite ao candidato, o qual, imediatamente aceitou. A expectativa da Cocamar é que lideranças cooperativistas de todo o Estado estejam presentes. Contudo, a cooperativa informou que o credenciamento é indispensável, o que deve ser feito através do tel. (44) 221-3650 com Cleide ou Ângela.

Maior empresa - Lula vai saber, por exemplo, que a Cocamar (Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas de Maringá Ltda), formada por 5,5 mil associados, foi fundada há 39 anos com o objetivo inicial de proteger um pequeno grupo de cafeicultores da ação dos intermediários. Hoje ela é a maior empresa da região Noroeste, com atuação em vários segmentos. Recebe quase 1 milhão de toneladas de produtos agrícolas por ano, soja principalmente, destinados a um moderno parque industrial próprio, onde são produzidos óleos vegetais de soja, canola, milho e girassol, café torrado e moído, álcool carburante e doméstico, fios de algodão, seda e mistos, suco concentrado e congelado de laranja, entre outros.

Emprego e renda - Gerando 2,6 mil empregos diretos, a cooperativa conta com 33 entrepostos equipados com estrutura para recebimento de produtos, comercialização de insumos e prestação de serviços em 33 municípios das regiões Norte e Noroeste. Em todos os lugares onde atua, a cooperativa disciplina os mercados agrícola e de insumos, impedindo que os produtores sejam explorados. "É um trabalho diferente do que faz, por exemplo, uma organização multinacional", observa o presidente Luiz Lourenço, explicando que se de um lado a cooperativa tem compromisso com a região, o mesmo não acontece com as multinacionais. "Estas simplesmente fecham suas portas e migram para outros lugares quando seus lucros diminuem", comenta o presidente, citando o exemplo recente da Ceval em Maringá, que demitiu pessoal e desmontou a fábrica de óleos que tinha na cidade.

Pioneira - Com faturamento de R$ 602 milhões em 2001, a Cocamar tem sido pioneira em vários projetos importantes, que impulsionam o desenvolvimento econômico e social nas regiões onde atua. Um deles é o programa de integração agricultura-pecuária nos solos arenosos do Noroeste, que estarão agregando 500 mil hectares à sojicultura nos próximos 5 anos, além de 700 mil hectares de pastagens revitalizadas. "O cooperativismo é, sem dúvida alguma, o único caminho para os pequenos e médios agricultores, especialmente em época de globalização", finalizou.

Conteúdos Relacionados