LEITE: Governo propõe criação de GT para discutir medidas de incentivo ao setor leiteiro

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

leite 24 08 2023O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, se reuniu na quinta-feira (17/08) com o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, para tratar da criação do Grupo de Trabalho que vai estudar medidas de incentivo à pecuária leiteira. Uma dessas medidas é a disponibilização de R$ 200 milhões para a compra de leite em pó das indústrias brasileiras. A aquisição será feita pela Conab, na modalidade Compra Direta. Nos próximos dias, a Conab divulgará mais detalhes sobre a operação.

Combate à fome - O leite em pó a ser adquirido será destinado a pessoas em condições de insegurança alimentar e nutricional, conforme demanda do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). A compra permite reforçar as ações de segurança alimentar e nutricional. O leite em pó é um produto que pode ser incluído nas cestas de alimentos ou doado para entidades que fornecem alimentação a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.

Cooperativas - O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, explica que a medida vai apoiar os preços do leite e dar segurança às cooperativas e aos produtores. “O governo como um todo está empenhado em promover o retorno à competitividade dos produtos lácteos e a renda aos produtores de leite no Brasil. Vamos juntos melhorar e trazer resultados”, salienta o ministro.

Fiscalização - O governo também anunciou que vai reforçar a fiscalização. O Ministério da Agricultura e Pecuária está atento à entrada de produtos fora de conformidade nas fronteiras brasileiras. “O Mapa está vigilante e intensificando a fiscalização com relação à hidratação de leite em pó, o que é proibido, e será punido de forma rigorosa”, alerta Fávaro. (Com informações do Mapa)

FOTO: Mapa 

 

Conteúdos Relacionados