LEGISLATIVO: Comissão vota nesta terça-feira a Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2024
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional pode votar nesta terça-feira (12/12) o relatório da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2024 (PLN 4/23). O texto foi apresentado pelo deputado Danilo Forte (União-CE) na última quinta-feira.
Relator da LDO de 2024 quer empenho das emendas impositivas no primeiro semestre
Emendas impositivas - Pelo relatório, as emendas parlamentares impositivas, as emendas de comissões permanentes e as de bancadas estaduais deverão, obrigatoriamente, ser empenhadas no primeiro semestre do ano que vem.
Execução obrigatória - Hoje, as emendas individuais e de bancada estadual são de execução obrigatória, mas o governo é quem decide quando isso será feito.
Empenho - O empenho é como se fosse a contratação da despesa. Depois, ela é liquidada e paga.
Meta fiscal- Quanto à meta fiscal do ano que vem, o texto traz um dispositivo determinando que os cortes necessários para garantir a meta sejam feitos de maneira igualitária entre emendas parlamentares e o resto das programações.
Zerar - A meta fiscal de 2024 é zerar o déficit das contas públicas.
Limite - A emenda do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) que estabelecia um limite de contingenciamento para 2024 a partir de uma interpretação do novo regime fiscal (LC 200/23) foi rejeitada pelo relator.
Horário e local - A reunião para votar a LDO está marcada para as 14 horas, no plenário 2.
Tramitação - Depois de ser votado na Comissão de Orçamento, a LDO ainda precisa ser analisada por deputados e senadores no Plenário do Congresso. (Agência Câmara de Notícias)
Conheça o ciclo orçamentário federal
FOTO: Agência Câmara