LAR: Renovado o acordo de cooperação com a penitenciária de Foz do Iguaçu

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Lar e o Centro de Detenção e Ressocialização de Foz do Iguaçu (CDR Foz) assinaram, no último dia 14 de outubro, na sede da cooperativa, em Medianeira (PR), a renovação do acordo de cooperação firmado inicialmente em setembro de 2010. Após um ano de parceria, os resultados verificados são positivos, na avaliação das duas entidades. Participaram do evento o diretor presidente da Lar, Irineo da Costa Rodrigues, e autoridades como o representante da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos  do Estado do Paraná -  Mauricio Kuehne ; Flávio Lopes Buchmann, do Departamento Penitenciário do Estado (Depen); o diretor da Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu 2, Rodrigo Pereira e  o diretor da Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu 1, João Vitor Toshiaki Ferreira Fujimoto, além de representantes do Conselho da Comunidade de Foz do Iguaçu, o deputado estadual Reni Pereira, autoridades municipais e funcionários Lar dos mais diversos setores.

 

Beneficiados - Na solenidade foram também ouvidos dois beneficiados do programa e que estão trabalhando na Unidade Industrial de Aves. Ronaldo Brísido, que passou pelo programa e atualmente é funcionário contratado e com carteira assinada há 4 meses, e Aroldo Ribeiro Junior, que está ainda cumprindo pena e trabalhando na Unidade Industrial de Aves. Ambos foram objetivos em suas declarações, e ressaltaram a importância do programa e agradecidos pela oportunidade. O Representante da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná, Mauricio Küehne, falou sobre o bom trabalho dos beneficiados e a importância das empresas parceiras, como a Lar. “Olhar diferenciado para o ser humano que está privado de liberdade é o que se busca. Trabalhemos, para que mais tenham essa oportunidade”, ressaltou.

 

Vitórias - Já o diretor da Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu 2, Rodrigo Pereira, ressaltou que ainda há desafios por vir, ressaltando os avanços já conquistados “Vitórias para o Estado do Paraná que viabilizou a parceria, vitória para a Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, que preza por um tratamento penal digno e humanizado, vitória para o Departamento Penitenciário do Estado do Paraná que prioriza e apóia programas dessa natureza, e é claro vitória para os reeducandos e seus respectivos familiaresque embarcaram conosco nessa nau que enfrentou mares bravios do preconceito, da descrença e do conformismo, mas agora navega no mar tranquilo da oportunidade e do resultado positivo”, concluiu.

 

Ampliação – Desde o início da parceria, uma média de 40 detentos tem trabalhado na Unidade Industrial de Aves. Cinco tiveram alvará de soltura em definitivo e foram contratados com carteira assinada pela Lar.  De forma geral, os beneficiados gostam do trabalho, elogiam a comida, a possibilidade de usar roupas limpas, quentes, assistência médica, psicológica. Como a parceria vem suprindo a demanda por mão-de-obra, a cooperativa estuda a possibilidade de ampliação desse programa de ressocialização. Tivemos 40 detentos nesse período e agora, com a renovação do acordo, vamos dobrar esse número. É bom lembrar que cinco beneficiados concluíram a sua pena, assinaram contrato de trabalho com a Cooperativa e são funcionários como os demais”, disse ele. “Se a sociedade não der uma oportunidade, esses egressos do sistema prisional poderão voltar ao crime por falta de oportunidade, concluiu o diretor presidente da Lar, Irineo da Costa Rodrigues. (Imprensa Lar)

{gallery}noticias/2011/Outubro/20/20111020144022/{/gallery}

Conteúdos Relacionados