Featured

Sistema Ocepar e Simepar lançam plataforma de monitoramento agrícola

  • Artigos em destaque na home: Artigo Principal

O cooperativismo do ramo agropecuário conta agora com uma poderosa ferramenta, que deverá contribuir com o planejamento das safras. A plataforma de monitoramento agrícola Simeagro foi desenvolvida pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), em parceria com o Sistema Ocepar, com o objetivo de atender cooperativas, seguradoras e gestores públicos integrando, em um único ambiente, informações climáticas qualificadas, imagens de satélite, análises históricas, previsões meteorológicas e indicadores agrícolas. 

Lançada nessa quarta-feira (17/12), na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba, a iniciativa deverá apoiar tomadas de decisão mais rápidas e estratégicas no campo. 

Durante a cerimônia de lançamento, o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, destacou a relevância da parceria entre os setores público e privado para o aumento da produtividade dos agricultores. “O Simeagro é uma plataforma que vai traduzir essas informações sobre o clima - tão fundamentais para o bom desempenho da agricultura paranaense - de forma que o produtor rural possa planejar melhor seu plantio ao longo do ano e evitar perdas provocadas pelo clima”, explicou. 

O secretário de estado do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca, lembrou em sua fala a tragédia de Rio Bonito do Iguaçu, quando um tornado destruiu parte da cidade, em novembro, e destacou a importância de iniciativas que reforcem a segurança climática. “A ideia conjunta do governo do Paraná através da Sedest [Secretaria do Desenvolvimento Sustentável], Ocepar e o Simepar é criar um escudo meteorológico para o Paraná. Vamos nos proteger das agruras do tempo. Vamos preparar os agricultores para o plantio correto na hora certa. Se a plantação for muito tarde ou muito antes dos eventos climáticos, poderá ocasionar a destruição do processo econômico tão caro ao Paraná”. 

Para o secretário de estado da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o lançamento da plataforma é sobretudo um marco a ser comemorado. “A Ocepar é essa fantástica estrutura que reúne as melhores cooperativas do Brasil, e quando a gente aproxima a ciência da entidade é um marco para todo o agro e, consequentemente, para o desenvolvimento do Paraná” afirmou. 

O presidente do Simepar, Paulo de Tarso, explicou que o diferencial do Simeagro é a customização das informações para a agricultura paranaense, com nível de detalhamento das condições climáticas até a escala de talhões de propriedades. “Esse é um momento de entrega de um trabalho que começou há mais de um ano, junto a cooperados de todo o estado, com um grau de acuracidade inédito no Paraná, que vai permitir que o proprietário saiba como estará o tempo até mesmo em um determinado recorte de sua propriedade”, disse. 

O presidente do Conselho de Administração da Cocamar, Luiz Lourenço, representou as cooperativas paranaenses na cerimônia, destacando a relevância do Simeagro. “Com o grau de detalhamento que a plataforma entrega, o agricultor vai se beneficiar e ganhar muito, com o planejamento de uma série de atividades, desde o plantio até aplicação de defensivos agrícolas. Até aqui, tínhamos uma ferramenta rudimentar e muitas vezes o agricultor trabalhava por tentativa, chegando até a perder o plantio por seca ou chuvas excessivas, ou fora da janela ideal do produtor. Agora passamos a ter um monitoramento de altíssima qualidade.” 

O pesquisador do Simepar, Bernardo Lipski, fez a apresentação de como a plataforma funciona, com a integração de gráficos e diferentes tipos de informações para orientar os agricultores. Os públicos beneficiados pela iniciativa deverão ser as cooperativas, com a possibilidade de otimizar recursos e colheitas; seguradoras, reduzindo riscos e perdas; e o setor público, impulsionando decisões informadas. “A plataforma permite análises precisas, favorecendo a assertividade nas decisões estratégicas do campo, tendo como principais pilares indicadores agrícolas, indicadores climáticos e análise geoespacial”, apontou o especialista. 

Na prática, o Simeagro integra dados como umidade do solo, estresse hídrico, chuva espacializada sobre áreas agrícolas com histórico de cinco anos, além dos dados de temperatura, precipitação, vento e previsão de geada para 48 horas, em escala regional, por municípios, ou em escala de talhão, por propriedade. Ela também apresenta NDVI (Índice de Vegetação por Diferença Normalizada) por cultura com histórico de cinco anos, previsão do tempo horária para dois dias, e previsão do tempo diária para sete dias, gratuitamente.  

A ferramenta deverá operar com o apoio de seis radares, que irão monitorar todo o estado e auxiliar no enfrentamento a eventos climáticos, instalados em Curitiba, Cascavel, Teixeira Soares, Jandaia do Sul e no litoral do Paraná.  (Com informações da Assessoria de Imprensa do Simepar)  

FOTOS: Samuel Milléo Filho, Gisele Barão e Júlia Duda / Assessoria de Comunicação Sistema Ocepar ; Yuri Marcinik / Simepar

Conteúdos Relacionados