LAR II: Programa Jovem Aprendiz contrata mais 31 adolescentes
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Trinta e um adolescentes, com idade entre 14 e 22 anos, passaram a integrar o quadro de funcionários da Cooperativa Agroindustrial Lar, desde o dia 1º de maio. O grupo faz parte da 3ª turma do programa Jovem Aprendiz Cooperativo, desenvolvido em conjunto com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR). Acompanhados dos pais, os jovens aprendizes estiveram no auditório da cooperativa, no dia 26 de abril, onde assistiram a uma breve apresentação sobre a cooperativa feita pela psicóloga Patricia Carniel. Ela também falou sobre a satisfação de estar com eles, de serem os escolhidos e da oportunidade que lhes foi dada em trabalhar meio período e aliar o estudo à pratica. Explicou também que o período do contrato é de dois anos, sendo que durante a semana terão a prática na empresa e aos sábados pela manhã o curso de aprendizagem, onde serão desenvolvidos diversos temas para o desenvolvimento pessoal e profissional. “Vocês estão no primeiro emprego, a Cooperativa Lar lhes confia esta oportunidade na certeza de formar cidadãos e profissionais que podem seguir carreira na empresa”, destacou a psicóloga.
Integração - No dia 02 de maio, os jovens já compareceram ao seus postos de trabalho e, no dia 04, estiveram no Centro de Desenvolvimento e Treinamento, onde participaram do Programa de Integração do Novo Funcionário. Lá, foram trabalhados assuntos como Cooperativismo, Segurança no Trabalho, Leis Trabalhistas nos Programas de Aprendizagem, Qualidade no ambiente de trabalho e Relacionamento Interpessoal. O objetivo foi integrá-los com os demais aprendizes e familiarizá-los com a cultura da Cooperativa Lar.
Satisfação - A jovem Fernanda Carolina Brod falou sobre a satisfação em trabalhar com carteira assinada numa empresa que é reconhecida nacional e internacionalmente pelas oportunidades que oferece e pela ampla série de profissionais que nela atua. “Vou trabalhar com esmero”, afirmou. Já Dyego Cavaler agradeceu a oportunidade de trabalhar em uma grande empresa. Ele disse ainda que, com dedicação e profissionalismo, espera crescer, assumindo cargos superiores, conforme o seu desempenho. “Estou feliz pela oportunidade”, concluiu. Os demais jovens também disseram que estão contentes e que tem planos de adquirir experiência e crescer junto com a cooperativa, já que eles foram os aprovados entre 110 aprendizes que participaram do processo seletivo, que inclui prova de conhecimentos, dinâmicas e entrevistas.
O Programa - Jovem Aprendiz é um programa instituído pelo Governo Federal no ano de 2005 com objetivo de incluir, capacitar e promover o desenvolvimento pessoal e profissional de jovens. As empresas, além de cumprir o seu papel social de promoção da cidadania, contribuem para a formação de um profissional mais capacitado. Os contratados tem carteira assinada, direitos trabalhistas e benefícios semelhantes aos demais funcionários da Lar, incluindo férias, 13º salário, seguro de vida em grupo, assistência odontológica, plano de saúde e vale alimentação. O Jovem Aprendiz Cooperativo foi implantado na Lar em 2008. Neste período, mais de 200 jovens já passaram pelo programa, sendo que neste ano de 2012 temos empregados 179 Jovens Aprendizes distribuídos nas áreas administrativas e Industriais, nas cidades de Medianeira, Matelândia, Serranópolis do Iguaçu, Missal, Itaipulândia, Céu Azul e São Miguel do Iguaçu. (Imprensa Lar)