JUBILEU DE OURO II: Para Artur Sawatzky, credibilidade do cooperativismo se deve em grande parte ao trabalho sério feito pela Ocepar

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

 

destaque witmarsum 31 03 2021Pedro Sawatzki, pai do atual diretor-presidente da Witmarsum, Artur Sawatzki, foi uma das lideranças que assinaram a ata de constituição da Ocepar, em 2 de abril de 1971. “Nessa época, meu pai era o presidente da cooperativa e ficou no cargo até 1977, 1978”, recordou Artur, ao conversar com a reportagem do Informe Paraná Cooperativo. Cinquenta anos se passaram e ele acredita que o cooperativismo paranaense evoluiu muito e tornou-se uma referência relatada inclusive por representantes da OCB e de organizações estaduais. “O Paraná é um dos estados onde o cooperativismo está mais desenvolvido, mais planejado, mais organizado, e isso tudo graças ao trabalho que Ocepar tem feito desde o início”, afirma.

 

Autogestão - Entre os pontos fortes da atuação da entidade, o presidente da Witmarsum destaca o monitoramento dos indicadores econômicos e financeiros do setor, realizado por meio do Programa de Autogestão. “É fundamental esse apoio que as cooperativas recebem da Ocepar, a transparência, o acompanhamento dos números. Também, o auxílio que é fornecido com objetivo de encontrar soluções para as cooperativas. Muito da credibilidade do cooperativismo paranaense nós devemos ao trabalho sério feito pela Ocepar nesses cinquenta anos da entidade”, ressalta.  

 

Formação - Para Artur, a atuação da entidade ganhou mais força ainda com a criação do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR), que passou a integrar o Sistema Ocepar no início dos anos 2000. “O Sescoop contribuiu para nós avançarmos enormemente no Paraná, com os treinamentos, e eu acho isso muito importante”, frisou.

Educação política - Outra iniciativa que tem feito a diferença, na avaliação do presidente da Witmarsum, é o Programa de Educação Política parana.coop+10, lançado em 2018 pelo Sistema Ocepar, com o objetivo de incentivar o voto consciente e fortalecer a Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop). “Tem sido muito relevante até aqui todo esse trabalho político feito nos anos anteriores, apoiando candidatos para compor a Frencoop (Frente Parlamentar do Cooperativismo), levando os anseios das cooperativas daqui para que sejam colocados na pauta do Congresso, na discussão e elaboração das leis, numa ação conjunta com a OCB, que organiza esse trabalho de representação em Brasília”, destacou.

Planejamento - Artur está otimista com o novo ciclo do planejamento estratégico do cooperativismo paranaense, que inicia neste ano, o Plano Paraná Cooperativo 200 (PRC200), cujo objetivo é dobrar, nos próximos anos, o faturamento atingido pelo setor em 2020, que selou o cumprimento da meta financeira do PRC100. “Os R$ 100 bilhões nós já alcançamos e, com certeza, a Ocepar vai contribuir muito ao continuar conduzindo esses planejamentos e trazendo novidades, treinando diretores, gestores, colaboradores, ou seja, incentivando as cooperativas a se profissionalizarem”. Em sua avaliação, a entidade deve também prosseguir encorajando o setor a atuar em intercooperação. “É uma linha tomada há algum tempo e parece que é a melhor solução para diminuir, digamos assim, a concorrência entre as próprias cooperativas, com cada uma disputando clientes e mercado. Acredito que um forte trabalho de estímulo à intercooperação, como já vem sendo feito pela Ocepar, irá dar um resultado muito bom”, finalizou.

A cooperativa - Sediada em Palmeira, na região paranaense dos Campos Gerais, a Witmarsum foi fundada em 1952 por imigrantes alemães e seus descendentes vindos de Santa Catarina, onde estavam estabelecidos desde 1930, quando chegaram da Rússia. Em 2020, a cooperativa atingiu faturamento de mais de R$ 187 milhões, o que representa um crescimento de 28,04% em relação ao montante do ano anterior, e fechou o exercício com 490 cooperados e 170 funcionários.

Leite - A Witmarsum se destaca pela alta qualidade do leite produzido nas propriedades de seus cooperados. Uma parte da produção é destinada à fabricação de queijos finos, na unidade localizada também em Palmeira, que emprega 33 pessoas e produz cerca de 30 toneladas por mês. “Aqui produzimos queijos com maior valor agregado. Para garantir a qualidade do produto, dos 43 fornecedores de leite da cooperativa, apenas cinco fornecem para produção dos queijos”, afirmou Artur Sawatzky, em matéria sobre os produtos feitos no Paraná, divulgada pela Agência de Notícias do Paraná.

SIF - A reportagem ressalta ainda que a Witmarsum é a primeira cooperativa do Paraná com selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF), emitido pelo Ministério da Agricultura, que avalia a qualidade na produção de alimentos de origem animal comestíveis ou não comestíveis. Além disso, o queijo Colonial produzido pela cooperativa recebeu certificação de Indicação Geográfica (IG) concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Na unidade em Palmeira são feitos 11 tipos de queijos, que recebem a marca Witmarsum. A cooperativa também envasada o leite Cancela, sua marca mais antiga, e produz creme de leite, manteiga e requeijão cremoso.

Cereais - Os cereais produzidos pelos cooperados, depois de secados e prontos para comercialização, são vendidos a diversas empresas do setor agrícola, nacionais e multinacionais, seja para beneficiamento e transformação em inúmeros produtos ou para exportação. O milho é consumido na fábrica de rações, que produz cerca de três mil toneladas de produtos por mês, para atender produtores de bovinos de leite. 

Jubileu de Ouro - A Ocepar vai comemorar seu Jubileu de Ouro no dia 5 de abril, durante a Assembleia Geral Ordinária, que será realizada em formato online. Até lá, o Informe PR Cooperativo está divulgando matérias semanalmente, com o objetivo de destacar alguns dos fatos ligados à sua história e do cooperativismo paranaense também. Nessas últimas edições, os presidentes de cooperativas que fundaram a Ocepar e que ainda estão atuantes estão fazendo uma avaliação sobre o trabalho que a entidade vem realizando durante essas cinco décadas, em defesa do cooperativismo paranaense e com o intuito de promover o desenvolvimento do setor. 

COOPERATIVAS FUNDADORAS DA OCEPAR

  1. Cooperativa Agropecuária Guarany Ltda
  2. Cooperativa de Transportes, Cargas e Anexos de Paranaguá
  3. Cooperativa de Consumo dos Rodoviários de Maringá Ltda
  4. Cooperativa Central Agrária Ltda
  5. Cooperativa Mista Agropecuária Witmarsum Ltda
  6. Cooperativa de Consumo dos Funcionários da Cia Cacique de Café Solúvel
  7. Cooperativa Agrícola Consolata Ltda
  8. Cooperativa Agropecuária Mista de Laranjeiras do Sul
  9. Cooperativa Agrícola Cotia Norte do Paraná
  10. Cooperativa Agrícola Irati Ltda
  11. Cooperativa Mista 26 de Outubro Ltda
  12. Cooperativa de Consumo do 14º Distrito Rodoviário
  13. Cooperativa Agropecuária Batavo Ltda
  14. Cooperativa Mista Francisco Beltrão Ltda
  15. Cooperativa Agropecuária Capanema
  16. Cooperativa de Consumo de São Mateus do Sul Ltda
  17. Cooperativa Agropecuária Sabadi Ltda
  18. Cooperativa Agrícola do Oeste Ltda
  19. Cooperativa Agrícola Mista Rondon Ltda
  20. Cooperativa Agrícola Mista Palotina Ltda
  21. Cooperativa Agrícola Cotia Sul do Paraná
  22. Cooperativa Mista dos Fornecedores de Lenha Brasil Ltda
  23. Cooperativa Agropecuária Sudoeste Ltda
  24. Cooperativa Agropecuária Cascavel Ltda
  25. Cooperativa de Consumo dos Empregados da Cia Fiat Lux Ltda
  26. Cooperativa Central Agrícola Sul do Brasil de Curitiba Ltda
  27. Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de Nova Londrina Ltda
  28. Cooperativa Mista dos Ruralistas de Ponta Grossa Ltda
  29. Cooperativa Mista Agropecuária de Guarapuava Ltda
  30. Cooperativa Agrícola Mista Cerro Azul Ltda
  31. Cooperativa Central Agrícola dos Cafeicultores do Paraná
  32. Cooperativa do Livro dos Acadêmicos e Profissionais de Agronomia e Veterinária do Paraná
  33. Cooperativa Central de Laticínios do Paraná Ltda
  34. Cooperativa Agro-Malte Paraná Ltda

FOTO: José Fernando Ogura/ AEN

 

Conteúdos Relacionados