JOVENS COOPERATIVISTAS REUNIDOS NA LAPA DURANTE O 11º JOVEMCOOP
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Prossegue nesta sexta-feira (19), na cidade da Lapa, (70 km de Curitiba) o 11º Jovemcoop ? Encontro Estadual de Jovens Cooperativistas, com a presença de aproximadamente 700 jovens de diversas cooperativas do estado do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, numa promoção conjunta da Ocepar, Sescoop Paraná e Cooperativa Mista Bom Jesus, que participa com 100 jovens cooperados, filhos e filhas de produtores.
Doutores da Alegria - Nesta sexta-feira (19) os trabalhos começaram com uma palestra sobre empreendedorismo, a cargo dos ?Doutores da Alegria?, que é uma organização sem fins lucrativos pioneira em levar alegria a crianças hospitalizadas, seus pais e profissionais da saúde, através da arte do teatro clown e técnicas circenses: mágica, malabarismo, mímica, improvisação e música. Durante mais de uma hora, os conferencistas Ângelo Brandini e Cezar Gouvêa, interagiram com a platéia, passando uma mensagem altamente positiva, através do bom humor.
Ação política - No período da tarde, aconteceu o painel institucional ?A importância da ação política para o desenvolvimento cooperativista?, com a participação de João Paulo Koslovski, presidente do Sistema Ocepar, e Marcio Lopes de Freitas, presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Eles ressaltara sobre a importância da representação política do sistema, tema importante, principalmente em um ano em que acontecerão eleições para Presidência da República, Governo do Estado, Senado, Câmara Federal e Assembléia Legislativa Estadual. Após a palestra dos dois dirigentes cooperativistas, que até o fechamento desta edição não haviam terminado suas explanações, haverá debates em grupos, para que os jovens possam formular perguntas. No final da tarde, além da eleição da próxima cooperativa a sediar o 12º Jovemcoop, serão apresentadas proposições para o próximo evento. A confraternização começa às 20 horas e no sábado, quem tiver interesse, poderá fazer o circuito turístico da Lapa. Na edição de segunda-feira do Paraná Cooperativo, confira cobertura completa deste segundo dia do evento.
Feliz em sediar o evento - Para o presidente da Bom Jesus, Luiz Roberto Baggio, a realização deste evento no ano que a cooperativa completa 50 anos, ?é motivo mais do que suficiente para ficarmos felizes e orgulhosos, não só por tudo que pudemos fazer para bem receber nossos ilustres visitantes, como também pelo alto nível dos debates realizados nestes dois dias de evento?, ressaltou. A cooperativa, que conta hoje com um quadro social de 2.200 cooperados e um faturamento anual de R$ 68 milhões é a segunda maior empresa em arrecadação de ICMS, participando com 15% do valor agregado, colocando-se em segundo lugar entre todas as empresas do município.
Projeto Escola no Campo - Baggio lembra que a Bom Jesus já realiza um importante trabalho voltado à promoção da filosofia cooperativista entre jovens da própria comunidade. Um bom exemplo é o Projeto Escola no Campo que no ano passado envolveu dezenas de escolas e milhares de alunos da 4ª e 5ª série da rede municipal e estadual de ensino do município da Lapa e de São Mateus do Sul. ?A cooperativa vem dando sua contribuição não só no desenvolvimento econômico da Lapa e dos demais municípios onde atua, como também na ampliação do conhecimento, não só cooperativista, como ambiental, tecnológico, entre outros. Precisamos forjar novos líderes e o cooperativismo é um ferramenta importante, principalmente no meio rural?, salienta o presidente da Bom Jesus.