JOVEMCOOP: Jovens cooperativistas conhecem novo programa, em Brasília

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

jovemcoop 23 10 2012 LargeA manhã desta segunda-feira (22/10) começou diferente para o jovem paranaense Diego Renan da Silva, 20. Há mais de seis anos, todos os dias, às 6h da manhã ele ordenha as vacas de sua propriedade, em Ubiratã (PR). Hoje, acordou no Distrito Federal, onde permanecerá até quarta-feira (24/10), participando do 4º Intercâmbio do Programa da Juventude Cooperativista (JovemCoop), promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop).  Além de conhecer a capital federal, Diego e outros 41 jovens de 20 estados brasileiros foram apresentados ao novo programa JovemCoop, idealizado para garantir a sustentabilidade das cooperativas e, consequentemente, do cooperativismo. “Nossa intenção é promover a organização do quadro social despertando nas novas gerações o comportamento empreendedor e o protagonismo juvenil. E esse processo será feito, por exemplo, a partir da disseminação da cultura da cooperação e do exercício da liderança”, destacou o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, durante a abertura do 4º Intercâmbio do Programa de Jovens. Ele também agradeceu ao Paraná por ter cedido a marca do Jovemcoop para o Brasil. A logo agora adotada nacionalmente foi desenvolvida pela liderança juvenil paranaense em 2011, por ocasião da realização do 20º Encontro da Juventude cooperativista no Estado.

Caminhos - A gerente de Formação e Qualificação Profissional do Sescoop, Andréa Sayar, também falou sobre o novo programa. “O JovemCoop vem substituir o Jovens Lideranças Cooperativistas, e o nosso objetivo é oferecer caminhos que garantam o desenvolvimento sustentável do movimento. Mas, para isso, é preciso o compromisso e a participação efetiva de todos os atores envolvidos – cooperativas, juventude, unidades estaduais e nacional”, comentou.

Orgulho - Fã declarado do ex-presidente da OCB, Roberto Rodrigues, Diego era só elogios ao JovemCoop. “Tenho muito orgulho de estar em Brasília e representar, não só a minha cooperativa, como também os jovens paranaenses que estão envolvidos nesta causa”, diz. Para ele, a participação no evento é um reconhecimento ao trabalho que o grupo está fazendo em sua região e, por isso, gera uma responsabilidade ainda maior. “Sinto-me na obrigação de levar todo o conhecimento e as experiências que vou adquirir nestes três dias para meus colegas que não estão aqui”, pondera o jovem do Paraná, associado da Cooperativa Agroindustrial União (Coagru).

Trajetória - Diego trabalha com o pai desde os 14 anos, quando começou a participar dos movimentos de jovens. “Aos 17 anos me tornei coordenador de um dos grupos que a cooperativa é responsável”, conta com satisfação. Anualmente, ajuda a organizar um grande encontro com a participação de 350 jovens, de 11 cooperativas paranaenses, promovido pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar). “Discutimos ações de disseminação dos valores cooperativistas, assistimos a palestras e participamos de oficinas”, conta.  O jovem, que aos dezoito ganhou um carro do pai e vendeu para comprar quinze vacas, quer dar continuidades às atividades da família. Ele acredita que a responsabilidade e o conhecimento que adquiriu por meio dos encontros de jovens lhe deram segurança para seguir em frente. “Tudo que eu ganho invisto na propriedade. Estou aproveitando o fôlego da juventude para trabalhar, adquirir e crescer”.

Intercâmbio – Vinda do outro lado do país, representando os jovens do Amapá, está Maria do Nascimento, da Cooperativa dos Bombeiros Civis do Estado do Amapá (COBOMCEAP). Ela, aos 22 anos, é cooperada e também atua na área financeira da cooperativa. “Creio que este evento será importante para adquirir mais conhecimento e, com isso poder repassar as experiências ao meu estado. Sou fã do movimento cooperativista que me proporcionou trabalho, aprendizado e deu direcionamento para a minha vida”, completa. Os participantes do encontro – que ocorre no Centro de Convenções Israel Pinheiro –  também terão a oportunidade de trocar experiências sobre projetos voltados aos jovens, desenvolvidos em suas cidades e cooperativas de origem.

Delegação paranaense – O Paraná tem 14 participantes no 4º Intercâmbio do Programa da Juventude Cooperativista, entre eles, o gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, o coordenador de Desenvolvimento Humano, Humberto Cesar Bridi, o analista de Desenvolvimento Cooperativo, Guilherme Gonçalves, além de agentes de desenvolvimento humano das cooperativas e dos jovens, que entraram no local do evento com o banner da nova marca do Jovemcoop, que eles ajudaram a criar. (Com informações da OCB)

Conteúdos Relacionados