Featured

José Roberto Ricken é o novo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR

  • Artigos em destaque na home: Artigo Secundário 1

Nesta segunda-feira (17/02), José Roberto Ricken foi eleito por unanimidade como novo presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae/PR. A votação ocorreu durante reunião na sede da instituição, em Curitiba, e contou com representantes das instituições que integram o colegiado. Presidente do Sistema Ocepar, Ricken assume o posto do CDE pelos próximos dois anos. Ao seu lado, tomou posse da vice-presidência Edson José de Vasconcelos, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

Natural de Manoel Ribas, na região central do Paraná, Ricken é formado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), mestre em Administração pela Ebape – Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, da Fundação Getúlio Vargas, e especialista em Cooperativismo, com vários cursos no Brasil e no exterior. Em 2000, coordenou a implantação do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR), do qual também foi superintendente até o dia 1º de abril de 2016, quando foi eleito, pela primeira vez, presidente do Sistema Ocepar.

Em sua posse, Ricken reforçou o papel do Sebrae/PR e se comprometeu em ampliar os esforços para o desenvolvimento dos pequenos empreendedores e dos pequenos negócios de modo geral.

“Gostaria de agradecer a confiança do Conselho. Tenho a certeza de que o trabalho desempenhado pelo Sebrae no Paraná é extraordinário e, ao lado de todos os integrantes do Conselho e demais parceiros, vamos fazer com que os pequenos empreendimentos possam crescer e se desenvolver ainda mais, conhecendo e atendendo as especificidades de cada setor”, declarou.

Ricken sucede ao presidente da Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Estado do Paraná (Fampepar), Ercílio Santinoni, que, em seu discurso, celebrou o trabalho executado entre 2023 e 2024. A gestão foi marcada pela ampliação do número de atendimentos e o fortalecimento da rede física, com 2,2 milhões de empresas e potenciais empreendedores únicos atendidos no biênio, a melhoria do ambiente de negócios e a retomada da Feira do Empreendedor, maior evento de empreendedorismo do Paraná, realizado em 2023 e 2024. A Ocepar volta a presidir o colegiado depois de 10 anos. Entre 2013 2014, o ex-presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, dirigiu o CDE do Sebrae/PR.

“Sou muito grato pela colaboração, respeito e apoio de todos durante esses dois anos de trabalho à frente do Conselho Deliberativo. O Sebrae é indispensável para que a micro e pequena empresa prospere, sendo o responsável por reunir as outras federações para conseguir buscar melhorias. Isso me faz ter a convicção de que deixamos um legado significativo para quem empreende no Paraná, e vamos seguir trabalhando em prol do nosso Estado”, relembrou.

O diretor-superintendente do Sebrae/PR e projetou a continuidade dos trabalhos e a consolidação do compromisso em impulsionar sonhos e transformar vidas por meio do empreendedorismo.

“Tenho a certeza de que a contribuição do Ricken, com sua experiência na condução do Conselho, vai fortalecer ainda mais o nosso trabalho no Paraná. Agradeço também a confiança do Ercílio que doou seu tempo e expertise de anos de trabalho pelas pequenas empresas e que segue ao nosso lado, como conselheiro”, destacou.

Além disso, a reunião marcou a posse de novos conselheiros. Representando a Universidade Federal do Paraná, o reitor Marcos Sfair Sunye assume como titular no lugar da Graciela Inês Muniz. Assume como suplente na Universidade o professor Ciro Alberto de Oliveira Ribeiro. Pelo Banco do Brasil, assumiu também na data, Carlos Gustavo Silva, como conselheiro suplente.

Conselho

O Conselho Deliberativo é um órgão com modelo de gestão compartilhada, que tem a responsabilidade de gerir os recursos financeiros, decidir sobre políticas, diretrizes e prioridades na aplicação destes recursos, além de promover ações de orientação e fiscalização das diversas iniciativas da Instituição, tudo em conformidade com as normas aplicáveis, em especial com o Estatuto Social do Sebrae.

Compõem o Conselho 13 instituições, que são a Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar); Fomento Paraná; Banco do Brasil; Caixa Econômica Federal; Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep); Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap); Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Fampepar); Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep); Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR); Sebrae Nacional; Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Seic); e Universidade Federal do Paraná (UFPR). (Assessoria de Imprensa Sebrae/PR)

FOTOS: Sebrae/PR

Conteúdos Relacionados