João Paulo realiza contatos em Brasília

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
Durante viagem a Brasília, nesta semana (dias 05, 06 e 07/11), o presidente do Sistema Ocepar/Sescoop-PR, João Paulo Koslovski, participou de diversas audiências em vários órgãos do governo federal, entre os principais assuntos abordados e locais estão:

OCB – Reunião do Conselho da OCB, da qual participou como convidado, o senador Osmar Dias. Na ocasião foram discutidos assuntos como a Lei Cooperativista, onde ficaram definidas as principais ações que deverão ser desencadeadas objetivando acelerar a confecção do relatório e colocação em pauta no Senado para a votação da referida lei. (Veja no final deste informe matéria a respeito). Também foi debatido pelo Conselho da OCB sobre a Lei 9.876. Segundo Koslovski, na oportunidade ficou acertado entre as lideranças presentes possíveis ações no sentido de resolver a discrepância que a Lei traz na cobrança de 15% de INSS dos tomadores de serviços de cooperativas da área de saúde, trabalho, etc.

MINISTÉRIO DA FAZENDA – O presidente do Sistema Ocepar também participou de uma reunião com o assessor especial do Ministério da Fazenda, José Gerardo Fontellis, onde foram tratados diversos assuntos de interesse do cooperativismo, entre eles o Recoop. Com relação a este tema, Koslovski solicitou da possibilidade da abertura do programa para contemplar um maior volume de recursos para atender as cooperativas. “A informação é que não será aberto o programa para atender ao nosso pleito, desta forma, solicitamos a solução para as questões apresentadas por duas das nossas filiadas, o que provavelmente deverá ser atendido”, informou João Paulo. Também foi tratado com Fontellis sobre o regimento do Sescoop. “Pedimos que seja utilizado pelos órgãos do governo a análise do novo regimento do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), o qual já foi aprovado pelo Conselho Nacional”. Sobre a Emenda a Medida Provisória 77, Koslovski solicitou apoio para aprovação da emenda apresentada pelo senador Osmar Dias que trata sobre o interesse das cooperativas junto aos agentes financeiros.

GABINETE DA PRESIDÊNCIA – Acompanhado do presidente da OCB, Márcio Freitas e do deputado federal Moacir Micheletto, João Paulo participou de uma audiência com o ministro chefe do gabinete da Presidência da República, Euclides Scalco. Entre os assuntos abordados estavam o novo Código Civil, onde as lideranças manifestaram preocupação com relação à entrada em vigor das novas regras. O ministro argumentou que como se trata de uma lei já aprovada apenas o Congresso é que poderá discutir o assunto. Scalco também foi informado sobre a Lei 9876 (INSS) e Lei Cooperativista, Koslovski e Márcio pediram apoio do governo sobre estes dois temas. O ministro informou que o senador, Osmar Dias já havia solicitado prioridade para estes dois assuntos no Senado.

RURAL BRASIL – João Paulo ainda participou, na companhia do presidente da OCB, da reunião da Rural Brasil, que discutiu sobre sugestões a serem levadas no dia 12 próximo ao presidente da Associação Brasileira de Agronegócio (Abag), Roberto Rodrigues, o qual, em audiência com o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva com prioridades para o setor.

Conteúdos Relacionados