Cooperativismo Paranaense foi destaque em Minas Gerais
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Sintonia - Na abertura, o presidente da Ocemg, Ronaldo Scucato, falou da sintonia entre o cooperativismo e o exercício dos direitos de cidadão. "Exercer a cidadania é cobrar a ocupação de nosso espaço, dizendo ao Brasil e aos nossos governantes o que podemos fazer para tornar o país um lugar mais digno de se viver. Esta será nossa meta a partir de agora", discursou. O presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, também no discurso de abertura, falou sobre a sucessão presidencial. "As eleições terminaram na tarde do domingo, 27 de outubro. Até então, todos nós tínhamos o direito de ter nosso candidato. Agora, o nosso candidato é um só: Lula. Porque ele foi o escolhido pela grande maioria do povo brasileiro e nós cooperativistas devemos apoiá-lo".
Dupas - O cientista político Gilberto Dupas apresentou a palestra "Cenários Político e Econômico para o Brasil, o Papel das Cooperativas" sobre as possibilidades do cooperativismo a partir do ingresso do novo governo, para uma platéia com mais de 400 pessoas. Os ramos Agropecuário, Crédito, Saúde, Trabalho, Consumo e Transporte tiveram palestras especiais e painéis onde foram tratados assuntos como a formação de agriclusters; cooperativismo de saúde no Brasil e os problemas do transporte no país.
Crédito Mútuo - Encerrando as atividades do Congresso, o professor José Horta Valadares apresentou a palestra "Conselhos Especializados dos Ramos", demonstrando a necessidade da criação de conselhos para a melhor interação das cooperativas com a OCB e Ocemg. Paralelamente ao Congresso, foi realizado o VII Seminário das Cooperativas de Economia e Crédito Mútuo, promovido pela Cecremge, no qual o professor Durval Teixeira ministrou a palestra "Fatores Vitais para o Desenvolvimento e Sobrevivência das Organizações".