Itambé e Mococa retiram marcas das grandes redes

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Pressionados pela alta dos custos e com dificuldades para conseguir reajustes com o varejo, alguns laticínios estão retirando seus produtos das gôndolas das grandes redes de supermercados. Itambé, Vigor e Royal Numico preferem direcionar parte dos volumes para distribuidores ou pequenos e médios varejistas. A Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais CCPR), dona da marca Itambé, rompeu com as duas gigantes: Carrefour e Pão de Açúcar. "Eles queriam que a Itambé vendesse perdendo dinheiro. Chegou um ponto que a perda se tornou insuportável", diz José Pereira Campos Filho, presidente da cooperativa.

Queda de braço - Os laticínios decidiram travar a queda-de-braço como varejo devido aos aumentos dos custos de produção. Além do preço das embalagens, que acompanha o dólar, as indústrias estão sofrendo o impacto dos altos preços do leite in natura. As cotações, que tradicionalmente começam a cair em julho com a entrada da safra, ainda estão estáveis. Segundo a Scot Consultoria, o preço do litro de leite varia entre R$ 0,37 e R$ 0,40 em São Paulo, com alguns produtores com maior escala chegando a receber R$ 0,48. "Está faltando matéria-prima no mercado", diz Maurício Nogueira, analista da Scot. O produtor também não está investindo em ração para o rebanho devido a alta no custo do milho e do farelo de soja, que subiram cerca de 85%. (Fonte: Valor Econômico)

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