Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

INVESTIMENTOS: Invest Paraná promove rodada de negócios entre empresários chineses e paranaenses

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

investimentos 24 10 2023A Invest Paraná, agência de promoção de investimentos do Estado, recebeu uma comitiva de 20 empresários chineses interessados em fazer negócios com empresas e instituições do Paraná. Foi um retorno à missão paranaense à China, promovida pela agência em setembro, sob a coordenação do vice-governador Darci Piana. Na ocasião, os integrantes da comitiva brasileira participaram de feira, eventos e rodadas de negócios no país asiático.

Rodada de negócios - O grupo de chineses foi recebido no Campus da Indústria, do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), na sexta-feira (20/10), e participou de uma rodada de negócios promovida pela Invest Paraná e secretaria estadual de Indústria, Comércio e Serviços (Seic). Os visitantes chineses negociaram com 11 empresas paranaenses dos setores de grãos, óleos, fertilizantes, logística, trigo, sucos e proteína animal. Também apresentaram oportunidades de investimento no Estado, a Ocepar e o Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP).

Avaliação positiva - O encontro foi avaliado positivamente por brasileiros e chineses. O diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco, destaca o retorno positivo pós-missão na China, já que, além de negócios prospectados e declaração de interesse das empresas, houve a organização da comitiva que agora visita o Paraná.

Parceria - “Essas empresas buscam não só uma oportunidade para comprar, mas também uma parceria a longo prazo, que é o que ofertamos lá. Não vir aqui simplesmente para fazer uma compra única, mas com uma parceria”, explica Rocco.

Estratégica - Segundo o diretor de Relações Internacionais da Fiep, Higor de Menezes, a parceria entre China e Paraná é estratégica. “Há uma tendência de buscarmos por parcerias e investimentos na Ásia. A China, com toda certeza, como um dos maiores parceiros comerciais do Paraná, segue a mesma linha”, analisa.

Relação comercial - Ele lembra que a relação comercial entre o Paraná e China é muito boa. Hoje a China é a principal compradora dos produtos do Estado, com US$ 3,7 bilhões movimentados de janeiro a julho deste ano, um quarto de tudo que é exportado pelo Paraná.

Mercado internacional - Carolina Teodoro, coordenadora de Economia e Mercado do Sistema Ocepar, destacou que o encontro promovido com os empresários asiáticos, além de proporcionar oportunidades de negócios, serviu para avaliar e compreender o mercado internacional e os interesses desses compradores.

Soja - “Esse ano, praticamente 88% da soja que saiu do Paraná já foi pra China. Já temos um relacionamento comercial muito grande e esses momentos propiciam um maior aprofundamento, conhecer um pouco mais sobre as potencialidades, e pensar em formas de expandir não só o volume, mas também para outras pautas exportadoras que as cooperativas têm interesse”, afirma Carolina.

Crescimento - Yao Guangzhou, presidente da Asia Chamber of Commerce (ACC), aponta que o aumento do interesse chinês acompanha o crescimento do Paraná, o qual compara com o crescimento da China. “A China tem uma potência de crescimento já há muito tempo. Então, para ela expandir, a primeira coisa a fazer é muita compra de diversos produtos, de matéria-prima, a parte de proteína animal. Por outro ponto, ela também vem para investir “, explica.

Logística paranaense - Na sexta-feira, foram apresentados aos empresários chineses os potenciais logísticos do Paraná, com explanação sobre o Terminal de Contêineres de Paranaguá e a estrutura portuária do Estado. No sábado (21), a comitiva fez uma visita técnica ao Porto de Paranaguá. Eles conheceram o terminal, tiraram dúvidas e viram de perto o funcionamento dos sistemas de escoamento de grãos, um dos grandes interesses do grupo.

Logística - Allan Chiang, superintendente regional do TCP, avalia que a conexão entre Paraná e China deve influenciar uma logística especializada para atender às demandas do mercado chinês. “Vejo uma grande oportunidade dessa sinergia entre dois países. Vieram players superimportantes, como a Sinograin, que é um dos maiores compradores da China em termos de grãos e soja. Entendo que há grande chance de estreitar isso e, inclusive, promover uma logística mais dirigida ainda, para que um maior volume de soja seja exportado”.

Satisfação - Na opinião de Luciano Rosina, gerente de Desenvolvimento Empresarial da Portos do Paraná, os chineses ficaram satisfeitos com a visita. "Foi passado para eles que fomos reconhecidos por quatro vezes consecutivas como o porto mais eficiente do Brasil e a melhor gestão dos portos do Brasil, pelo Ministérios dos Portos e Aeroportos”, diz Rosina. (Agência Estadual de Notícias)

FOTO: Invest Paraná

 

Conteúdos Relacionados