INTERCOOPERAÇÃO I: Witmarsum e Cooperante lançam suco de uva sem adição de açúcar e conservantes
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O suco de uva tinto integral Witmarsum foi lançado durante a 39ª Feira e Convenção Paranaense de Supermercados (Mercosuper), realizada em Pinhais (PR), de 5 a 7 de abril. Produzido a partir da colheita seletiva de uvas bordô, sem adição de açúcar e livre de conservantes, o produto chegará, nas próximas semanas, às gôndolas dos principais supermercados de Curitiba e região metropolitana. O lançamento do suco é resultado de uma aliança de intercooperação entre as cooperativas paranaenses Cooperante e Witmarsum. A parceria tem por objetivo ampliar o acesso do produto no varejo, reduzindo custos e otimizando operações logísticas. A uva é produzida por 62 famílias de cooperados da Cooperante, sendo o suco envasado com a marca Witmarsum, cooperativa reconhecida pela qualidade de seus produtos lácteos (leite e queijos), já tradicionais no mercado curitibano.
Qualidade - “A expectativa é que o suco de uva conquiste bom espaço no varejo, pois é um produto de excelente sabor e alta qualidade. Esperamos que tenha ampla aceitação dos consumidores que já adquirem os produtos lácteos – leites e queijos - com as nossas marcas e que também conquiste os clientes do segmento de sucos naturais”, afirma o presidente da Witmarsum, Artur Sawatzky. De acordo com o departamento de marketing da cooperativa, num primeiro momento, o suco de uva tinto integral estará disponível em pontos de venda na capital, Curitiba, e região metropolitana. Na próxima safra, numa segunda fase de comercialização, a abrangência poderá ser ampliada para mercados específicos em outras regiões do Paraná, São Paulo e Santa Catarina.
Diversificação - Na opinião do presidente da Cooperante, Guilherme Grein, a parceria com a Witmarsum no suco de uva tem boas perspectivas no varejo, o que ajuda a impulsionar o Programa de Viticultura da cooperativa. “Nosso objetivo essencial é manter os produtores na propriedade, gerando mais renda e alternativas de diversificação, pois muitos atuam em pequenas áreas, de cinco a dez hectares. Algumas das famílias que fazem parte do Programa, estão produzindo fumo, e a uva passou a ser uma boa e saudável alternativa para que eles realizem uma migração gradual de culturas”, explica.
Alianças - Segundo Grein, a aproximação com a Witmarsum foi iniciada em programa do Sistema Ocepar, em 2018, que buscou incentivar alianças estratégicas de intercooperação entre oito cooperativas da região Centro-Sul do Paraná. “Passamos a trabalhar de forma unilateral com a Witmarsum, cooperativa reconhecida por sua seriedade e credibilidade. E trabalhamos em atributos relacionados à marca e presença no varejo”, relata. “Naquele momento, nosso Programa de Viticultura estava em andamento e um dos grandes desafios que antevíamos era colocar um produto no varejo, já que o suco que projetávamos fazer seria de alta qualidade. Como então colocá-lo no mercado sem ter uma marca tradicional e reconhecida pelos consumidores? A resposta veio por meio da intercooperação entre as cooperativas”, ressalta.
Indústria - Como explica o dirigente, a Cooperante precisa garantir uma produção de alta qualidade e padrão, enquanto a Witmarsum contribui com a experiência e expertise no varejo, posicionando o suco de uva no mercado com uma marca forte e reconhecida pelos consumidores. “Foi muito importante a aproximação entre as duas cooperativas. A intercooperação traz um somatório de benefícios, agregando renda à produção dos cooperados e abrindo portas no varejo”. Segundo Grein, o próximo passo é reduzir custos operacionais e de produção. “Estamos elaborando um projeto de construção de uma indústria própria até 2024, para beneficiar suco e vinho de mesa, além da utilização das sementes de uva para a fabricação de óleos essenciais, destinados ao setor de cosméticos”, revela.
Aprendizado - De acordo com o presidente da Witmarsum, a atuação em sinergia na produção e comercialização de suco está sendo um aprendizado para as cooperativas. “A cada dia estamos aprendendo mais sobre trabalhar por meio da intercooperação. Estamos avançando e novos negócios em parceria podem surgir em outros segmentos. Na viticultura, alguns cooperados da Witmarsum também devem iniciar o plantio de parreiras ainda neste ano. O lançamento do suco de uva, com qualidade diferenciada, favorece os pequenos produtores e amplia as oportunidades de negócio das cooperativas”, conclui Artur Sawatzky.
Sobre a Witmarsum - A cooperativa Witmarsum iniciou suas atividades em 1952, fundada por imigrantes alemães. Está localizada da Colônia Witmarsum, no município de Palmeira, nos Campos Gerais do Paraná. Atua na produção de leite e queijos finos, além de cereais que após recepção e secagem são vendidos para diversas empresas. Já a produção de milho é destinada para a produção de rações para atender seus cooperados. Um dos destaques da cooperativa é a produção leiteira de alta qualidade, nas propriedades de seus cooperados, localizadas em altitude de aproximadamente 1.000 metros acima do nível do mar, com pastagens de clima temperado e alto valor nutritivo, o que privilegia o bem-estar das vacas. Isto e mais os animais de apurada linhagem genética garantem a qualidade superior da produção de leite e queijos.
Sobre a Cooperante - Fundada em 1998, a cooperativa Cooperante está localizada em Campo do Tenente, distante 80 km de Curitiba. Fornece aos seus associados assistência técnica, armazenagem e beneficiamento de grãos (feijão, milho, trigo e soja), comercialização de grãos e loja de insumos. Em 2010, a cooperativa iniciou o empacotamento de produtos agrícolas beneficiados para comercialização no mercado de varejo, e, em 2018, lançou o Programa de Viticultura para produção de uvas para industrialização de suco integral, como uma nova alternativa de renda aos associados.