INTERCÂMBIO: Paraná recebe grupo de cooperativistas argentinos
Um grupo formado por 14 cooperativistas vinculados à Casa de Cooperativismo Sunchales, sediada na Província de Santa Fé, na Argentina, iniciou na manhã desta terça-feira (17/11) um roteiro de visitas para conhecer o cooperativismo paranaense. Eles permanecem no Estado até domingo (22/11) e foram recebidos na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba, pelo superintendente José Roberto Ricken. Ao saudá-los, Ricken agradeceu a receptividade dos argentinos durante a visita ao país vizinho realizada por vinte e dois dirigentes de cooperativas do Paraná que participam do Programa de Formação de Executivos e Líderes Cooperativistas. Entre os dias 09 e 13 de novembro, os paranaenses conheceram as leis que regem o cooperativismo argentino e o trabalho realizado pelas cooperativas daquele país nas áreas ligadas à cadeia do leite, carne, seguro rural, entre outras. "Esperamos poder retribuir pelo menos a metade do que vocês nos proporcionaram em nossa visita à Argentina. Nosso objetivo é fornecer uma visão ampla do trabalho desenvolvido pelo cooperativismo no Paraná", afirmou.
Aproximação - Já o superintendente adjunto da Ocepar, Nelson Costa, iniciou sua palestra sobre o sistema cooperativista brasileiro e paranaense ressaltando a expectativa de que ocorra uma maior a aproximação entre as cooperativas argentinas e brasileiras. "Com o Mercosul, em 1986, houve uma tentativa de aproximação entre os dois países no setor de cooperativismo mas que não evoluiu, devido à competição existente entre as cooperativas dos dois países. Agora, não se trata de uma integração que visa a compra e venda de produtos e, sim, de uma aproximação envolvendo capacitação e intercâmbio entre cooperativas argentinas e paranaenses, devendo, no meio desse processo, ser gerados negócios entre ambas as partes. Dessa forma, temos esperança na evolução dessa parceria", afirmou Costa.
Sescoop/PR - Após a apresentação do superintendente adjunto da Ocepar sobre os números e a estrutura do cooperativismo em âmbito nacional e estadual, os argentinos conheceram as ações desenvolvidas pelas gerências de Desenvolvimento Humano (DH) e de Autogestão (DA) do Sescoop/PR, por meio de Leonardo Boesche e Gérson Lauermann, respectivamente. Boesche explicou que na área de DH, o Sescoop/PR atua em duas linhas: formação profissional e promoção social. Ainda de acordo com ele, nesse ano já foram realizados, até o mês de outubro, 3231 eventos de formação, qualificação e capacitação, com o envolvimento de mais de 100 mil pessoas, entre cooperados e familiares, dirigentes e funcionários de cooperativas. O gerente de DH destacou ainda os programas e atividades desenvolvidas na formação de jovens e mulheres, como o Jovem Aprendiz Cooperativo, o Programa Cooperjovem e os Encontros de lideranças femininas e da juventude cooperativista. Na seqüência, Gerson Laermann discorreu sobre as quatro linhas de atuação da gerência de DA que envolvem o apoio na constituição e registro de novas cooperativas; o programa de apoio à estruturação das empresas de menor porte já constituídas; a análise e acompanhamento por meio de reuniões técnicas com gestores, com apresentação de desempenho e análise de cenários, além do controle de gestão.
Integração - Ao comentar sobre a integração entre as cooperativas dos dois países, o tesoureiro da Sancor Seguros, Oscar Rho, destacou que o trabalho entre as empresas cooperativistas da Argentina e do Estado do Paraná já é desenvolvido intensamente como parte da política empregada Sancor. "Entendemos que temos muito a aprender e muito para ensinar com este tipo de interação. A partir deste ano, nós instalamos um escritório no estado de São Paulo com a finalidade de prestar assessoramento no sentido de atender às necessidades dos potenciais segurados do Brasil, incluindo os estados do Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina", afirmou Rho.
Seguro agrícola - A unidade da Sancor Seguros no Brasil está funcionando desde o mês de setembro em Campinas. Antes de se instalar, a cooperativa argentina realizou pesquisas de mercado, iniciadas no ano passado, explicou o gerente da unidade brasileira, Maurício Tamoyo. "Nós temos mais de 60 anos de experiência de mercado e estamos querendo trazer um pouco desse know how para o Brasil. O objetivo da empresa é ajudar e oferecer ferramentas para o desenvolvimento do setor agropecuário no Brasil. Estamos fazendo um trabalho regional, com o apoio da Ocepar, Sescoop e cooperativas, tanto da Argentina, como do Brasil, para começar a fazer alguns trabalhos em conjunto. Hoje em dia, a Sancor Serviços está prestando assessoria para desenvolvimento de produtos no setor de seguros agropecuários, para desenvolvimento de novas coberturas e produtos. Estamos olhando as necessidades do mercado para poder, assim, chegar de uma maneira diferente ao produtor", explicou Maurício.
Avanço - Na avaliação do presidente da cooperativa Prevencion, Ulisses Mendonza, a integração entre as cooperativas dos dois países está progredindo. "Acredito que estamos avançando positivamente porque nessa oportunidade não queremos repetir os erros anteriores, quando fomos buscar o comércio antes da integração. Creio que a integração deve ser feita primeiro por aqueles que formam o cooperativismo, uma integração cultural, uma integração que favoreça os dois países nas negociações. Desta forma, os dois países vão se fortalecer muito no cooperativismo e estou convencido que isso vai ser o futuro", disse.
Programação - Após a passagem pela Ocepar, os cooperativistas argentinos seguiram para a Federação Unimed, para conhecer melhor o trabalho desenvolvido no ramo saúde. À tarde, o grupo será recebido pelo secretário de Estado da Agricultura, Valter Bianchini. Depois, eles seguem para Ponta Grossa. A programação inclui visitas às cooperativas Castrolanda, Batavo, Agrária e Witmarsum. Eles também vão conhecer propriedades rurais e pontos turísticos do estado, como a cidade de Morretes, no litoral paranaense. Em outubro, um outro grupo formado por 22 jovens cooperativistas argentinos cumpriu uma programação semelhante, percorrendo cooperativas paranaenses.