INTERCÂMBIO II: Visita ao Banco Coinag em Rosário

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Na parte da tarde, o grupo de brasileiros foi até a cidade de Rosário, onde conheceu a estrutura do Banco Coinag (Comércio-Indústria- Agro), que em 1979 foi fundado como uma cooperativa limitada e que começou a atuar como entidade financeira em Santa Fé, uma das províncias argentinas mais vigorosas e ricas em recursos agroindustriais. O CEO do Banco Coinag, Alejandro D´amari, relatou aos brasileiros “que após 16 anos de atuação e bom trabalho desenvolvido, em 1995, devido a turbulências na economia do país, que impactaram atuação da cooperativa de crédito, eles decidiram constituir o Banco Bisel S.A. A Cooperativa Integral Coinag Ltda, continuação do antigo Banco Coinag, não só foi o principal acionista deste projeto, como também assumiu a liderança plena, tanto da sua constituição como da sua gestão até ao final de 1998, data em que foi concretizada a venda da totalidade da sua participação no Banco Bisel para a Caisse Nationale de Credit Agricole, da França”.

Caminho próprio - Para Alejandro “após a separação definitiva da Bisel, a Cooperativa Coinag iniciou o seu próprio caminho, dando continuidade aos objetivos que animaram os primeiros fundadores das antigas Cooperativas de Crédito e às políticas de trabalho e crescimento que implementaram com produtos em que os associados têm sempre prioridade e a prática dos princípios de solidariedade e cooperação que sempre invocaram, fundando o Banco Coinag S.A”.

Empresas satélites - Atualmente a instituição possui outras empresas satélites que atuam nas áreas de transporte de valores, vigilância, serviços de limpeza, asseio e conservação de escritórios, fintech, comércio internacional, entre outros ramos de atividade e uma fundação. Atualmente tem 120 mil associados, 23 unidades e empregam 550 pessoas.

Conteúdos Relacionados