INTERCÂMBIO I: Missão brasileira se reúne com lideranças de governo Santa Fé, Córdoba e Entre Rios
- Artigos em destaque na home: Nenhum
No terceiro dia de visitas à Argentina, a missão de 21 lideranças de cooperativas brasileiras, liderada pelo Sistema OCB, foi recebida, nessa quarta-feira (23/08), na subsede do Governo da Província de Santa Fé, em Rosário, onde se reuniu por mais de duas horas e meia com autoridades locais e das Províncias de Córdoba, Entre Rios e dirigentes de 16 federações cooperativas da região. O grupo foi recepcionado por Guillermo Tavernier, diretor-presidente Provincial de Associativismo, Agricultura Familiar e Empreendedorismo de Santa Fé, Carla Moreno, diretora de Cooperativas e Mútuas da Província de Córdoba, Sergio Ballario, diretor-geral de Cooperativas Mútuas da Província de Santa Fé, Ricardo Etchemendy, presidente do Instituto Provincial de Cooperativas e Mútuas da Província de Entre Rios, Daniel Mousist, subsecretário de Cooperativas e Mútuas da Província de Córdoba e Nerea Álvarez, diretora de Cooperação Internacional da Província de Santa Fé.
Santa Fé - Rosário é a terceira maior cidade do país, com pouco mais de 1,35 milhão de moradores. A cidade só fica atrás da capital, Buenos Aires, com 16,6 milhões de habitantes, e Córdoba, com 3,5 milhões de moradores. Distante 300 quilômetros da capital Buenos Aires, Rosário pertence à Província de Santa Fé, um dos ecossistemas associativos mais significativos do mundo, onde, há mais de 150 anos, tiveram as primeiras iniciativas com imigrantes europeus com a constituição de sociedades cooperativas. Além de cooperativas, o estado detém o maior número de sociedades mutuais, livremente constituídas, sem fins lucrativos, por um grupo de pessoas com o objetivo de prestar solidariamente ajuda mútua contra eventuais riscos ou prestar serviços, mediante contribuição periódica dos participantes. Atuam muito nas áreas de saúde e serviços. Inclusive Rosário é reconhecida como Capital Nacional do Mutualismo. Em cada município da Província de Santa Fé existe pelo menos uma cooperativa e uma sociedade mútua, que reúnem mais de 10 milhões de associados. Segundo Guillermo Tavernier, “a cultura associativa é um modo de fazer com que as organizações estreitem laços com a comunidade e seu entorno”. Segundo Sergio Ballario, diretor-geral de Cooperativas Mútuas da Província de Santa Fé, “as chamadas empresas sociais, sejam cooperativas ou mútuas, são uma excelente alternativa para o cidadão, especialmente em momentos de crise, como vivemos agora na Argentina”, destacou.
Fatores - Para Tavernier, são cinco os fatores que contribuem diretamente para que o cooperativismo e o mutualismo prosperem tanto na região: “Primeiro, a tradição histórica com o cooperativismo, através dos imigrantes, que passa de pai para filho e netos. Segundo, a cultura muito forte para viver em comunidade. Para se ter uma ideia a Província de Santa Fé tem 3 milhões de habitantes e o sistema cooperativista tem 10 milhões de associados. Isso se deve ao fato que uma mesma pessoa é cooperada do sistema de crédito, saúde, agropecuário entre outros. Terceiro, a grande diversidade de oportunidades. Quarto, a presença territorial, em cada canto tem uma cooperativa ou sociedade mútua. E, o quinto fator é que temos duas capitais nacionais, Rosário com as mútuas, e Sunchales, em cooperativismo.”
SomosCoop - Na sequência, em outro salão do Palácio da subsede de governo, o grupo se reuniu com 16 representantes de Federações de cooperativas que atuam nas mais diversas áreas. Oportunidade onde os integrantes da missão puderam expor o motivo desta viagem de cinco dias à Argentina, que foi a conquista do primeiro lugar no Prêmio SomosCoop – Cooperativa do Ano, promovida pelo Sistema OCB. Cada uma das 21 lideranças presentes, cooperativistas dos ramos crédito, infraestrutura e agropecuário dos estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Sergipe, Acre e Distrito Federal, puderam falar sobre os projetos vencedores e da atuação do cooperativismo em seus respectivos estados.
Paraná - No grupo de cooperativistas brasileiros estão duas cooperativas paranaenses, a Copagril, de Marechal Cândido Rondon, e a Lar, de Medianeira, representadas pelo presidente e diretor da Ocepar, Eloi Darci Podkowa e Diogo Sezar de Mattia, respectivamente, e pelo jornalista e coordenador de Comunicação e Marketing do Sistema Ocepar, Samuel Milléo Filho.
Leia mais sobre o assunto:
INTERCÂMBIO II: Visita ao Banco Coinag em Rosário
INTERCÂMBIO III: Modelo brasileiro de reciclagem de embalagem vazias é adotado na Argentina
INTERCÂMBIO IV: Cooperativa Celar presta serviços de abastecimento de água para Armstrong