INTEGRIDADE: Programa é aprovado pela diretoria do Sistema Ocepar
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O Programa de Integridade do Sistema Ocepar foi aprovado, no dia 14 de dezembro, pelas Diretorias da Ocepar e Fecoopar e Conselho Adminstrativo do Sescoop/PR. A iniciativa tem o propósito de trazer segurança para a gestão, garantir que todos os processos sejam feitos dentro das conformidades, prevenir riscos, dar transparência e preservar a imagem das três instituições que compõem o Sistema.
Exigência - “Temos que ter segurança, isso é uma exigência para todas as empresas que estão no mercado. A integridade em todos os seus aspectos é uma questão fundamental”, declarou o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, ao anunciar o programa, durante a reunião de diretoria. “Para isso, criamos uma gerência de Integridade que vai atender todo o Sistema Ocepar em sintonia absoluta com o Sistema OCB”, acrescentou Ricken.
Cooperativas - A gerência foi criada oficialmente em 1º de agosto último e tem à frente o colaborador José Ronkoski, que atua há mais de 30 anos no Sistema Ocepar, tendo passado por diversas áreas dentro da organização. “Estamos evoluindo na questão da governança, o movimento da gerência da Integridade começou no Sistema Ocepar em maio desse ano, é bastante novo e a gente vem acompanhando o que está acontecendo nas cooperativas. Atualmente, no Paraná, 35 cooperativas já entraram fortemente no Programa de Compliance”, informou Ronkoski.
Linhas de atuação - O gerente fez a apresentação do programa na reunião de diretoria e explicou que a área terá três linhas de atuação: Compliance, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e Auditoria. Com a aprovação do programa, os próximos passos serão a implantação do Canal de Denúncia, que integra a linha Compliance; a implantação da Política de Segurança da Informação e Proteção dos Dados, cuja resolução também foi aprovada na última reunião de diretoria e integra a linha LGPD; e a instalação da Auditoria, que terá o papel de verificação da conformidade.
Código de Conduta - Toda a política de Integridade será respaldada no Código de Ética e Conduta do Sistema Ocepar, que segue as diretrizes da OCB. “Vamos aplicar o Código de Ética e Conduta da OCB com pequenas adaptações para a nossa realidade”, explicou Ronkoski. Segundo ele, já no início de 2024 o código estará disponibilizado no site do Sistema Ocepar.
Canal de Denúncia- O passo seguinte será instalar o Canal de Denúncia, que também será acessado pelo site da organização. “Tudo isso será apresentado nas reuniões de núcleos, em março, quando acontecem as prévias da assembleia do Sistema Ocepar para ser oficializado na assembleia geral, no dia 2 de abril”, informou o gerente de Integridade.
Treinamento e comunicação - Um passo importante do processo é o treinamento e a comunicação, procedimento que será dirigido ao público interno (colaboradores) e externo (cooperativas, fornecedores e prestadores de serviço). Essa etapa também acontecerá em 2024. O objetivo é que todos os públicos com os quais o Sistema Ocepar se relaciona tenham conhecimento sobre as diretrizes que norteiam a organização e que devem ser observados e seguidos tanto pelo público interno quanto externo. “Temos que criar e disseminar a cultura da integridade”, enfatizou Ronkoski.