INSUMOS II: Preço de fertilizantes nitrogenados aumenta 2,6% em abril

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Os preços internos dos fertilizantes nitrogenados subiram, em média, 2,6% em abril em relação a março, segundo levantamento da Scot Consultoria. A ureia agrícola teve um reajuste de 2,8% ante março, para R$ 1.207 a tonelada, em São Paulo. O valor é 3% maior do que o apurado em igual período do ano passado.

Milho - Desde a segunda quinzena de março, os preços da ureia subiram 17% no mercado internacional. Rafael Ribeiro de Lima Filho, analista da consultoria, diz que a pressão sobre os preços vem principalmente dos Estados Unidos, que deve ampliar o consumo do nutriente nitrogênio em função do aumento no plantio de milho programado para a temporada 2012/13.

Primeira alta - Segundo ele, o aumento dos preços dos fertilizantes nitrogenados acontece pela primeira vez desde dezembro de 2011. Ao longo do primeiro trimestre do ano, as cotações ficaram estáveis. Segundo Lima Filho, o comportamento dos preços nos próximos meses vai depender do ritmo de compra das empresas — se vão aumentar o atual volume de aquisições ou aguardar.

Aquisição - De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), cerca de 70% da demanda por fertilizantes do Estado para o plantio da safra 2012/13 (que vai de setembro a novembro) já foi adquirida até o fim do primeiro trimestre, contra 68% no mesmo período do ano passado. Historicamente, a aquisição de adubos se concentra no segundo semestre. (Valor Econômico)

Conteúdos Relacionados