INOVAÇÃO: Hora 193 tem início com palestra e lançamento de livro
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A segunda edição da Hora 193 teve início na manhã desta quinta-feira (14/07), no Centro de Exposições Positivo, no Parque Barigui, em Curitiba. O evento ocorre dentro da programação da Digital Agro, promovida pela Cooperativa Frísia, e marca o encerramento de mais um ciclo do Programa de Inovação para o Cooperativismo Paranaense, realizado pelo Sistema Ocepar, por meio do Sescoop/PR, e em parceria com o Isae. Nesta etapa houve a participação de 68 cooperativas e mais de 550 inscritos, distribuídos em 17 turmas, que foram capacitadas simultaneamente no formato on-line, entre os anos de 2020 e 2021, somando 192 horas de aprendizado.
Desafios - A Hora 193 foi iniciada com a palestra de Piero Franceschi, sócio e CMO da StartSe, que tratou dos desafios da revolução tecnológica e exponencial. “A inovação agora determina o futuro. Mas não se trata de algo passivo e sim de uma ação construída nas decisões diárias dos empreendedores”, disse. Ele falou aos participantes do evento sobre o que considera os “quatro pontos essenciais para a inovação”. “É preciso amor pela impermanência, ou seja, compreender as mudanças como oportunidades e não ameaça. Outro fator é o amor pelo problema que o seu negócio resolve, amor pelo erro experimental e amor por suas dúvidas mais profundas. Inovar não deve ser um projeto sistematizado, mas sim uma experiência, desenvolvida a partir de hipóteses, com testes e erros. A dúvida é o combustível, assim como a obsessão por inovações que sejam mais rápidas, mais simples e mais baratas”, ressaltou.
Cultura - Depois da palestra de Franceschi, o superintendente do Sescoop/PR (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo), Leonardo Boesche, fez o lançamento do livro “Gestão da Inovação em Cooperativas: um caminho para inovar”, elaborado pela instituição em parceria com o Isae. “Agradecemos a cooperativa Frísia pelo acolhimento da Hora 193 dentro da Digital Agro 2022, o que proporciona a todos os participantes do evento o contato com as mais modernas tecnologias disponíveis, em especial para o setor agropecuário”, afirmou. “O lançamento deste livro é um sonho que se materializa, com a contribuição de 20 autores, professores que participaram do Programa de Inovação e que discorrem sobre temas importantes para a construção da cultura inovativa no cooperativismo”, concluiu. A publicação está disponível no portal do Sistema Ocepar.
Tarde - No período da tarde, a Hora 193 prossegue com palestra do economista com especialização em liderança e gestão de times, Adeildo Nascimento. Ele é fundador da DHEO Consultoria, palestrante e profissional de RH há mais de 25 anos. Diretor da Associação Brasileira de Recursos Humanos – seção Paraná (ABRH-PR) Digital, é autor do livro Inteligência espiritual no mundo do trabalho e co-autor do livro Canvas pelos grandes mestres. Das 15h40 às 16h40, ocorrerá a cerimônia de conclusão da segunda turma do Programa de Inovação, com as presenças do presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken e do presidente do Isae Paraná, Norman de Paula Arruda Filho.
Encerramento - O evento encerra com um jantar de confraternização, às 19h30, no Restaurante Madalosso.
Público-alvo - A Hora 193 é destinada aos dirigentes e funcionários das cooperativas do Paraná, além dos Agentes de Inovação das Cooperativas capacitados nos dois ciclos do Programa.
O Programa - O Programa de Inovação para o Cooperativismo Paranaense foi lançado pelo Sistema Ocepar, por meio do Sescoop/PR, em 2018, com o propósito de fomentar a cultura da inovação nas cooperativas do Estado. No primeiro ciclo, ocorrido entre os anos de 2018 e 2019, participaram 70 cooperativas paranaenses e mais de 500 participantes. Esse trabalhou resultou em mais de 600 iniciativas voltadas à inovação.
Acesse a versão digital do livro “Gestão da Inovação em Cooperativas: um caminho para inovar”
FOTOS: Cassiano Rosário