INOVAÇÃO: Fórum Futuro 10 reúne reitores de universidades do Paraná

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Fórum Futuro 10 reuniu, na manhã desta quarta-feira (05/12), na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba, reitores e representantes de universidades e instituições de ensino superior do Paraná. O objetivo do encontro foi ampliar a aproximação do setor privado com os centros de pesquisa, definindo ações práticas para a geração de iniciativas de inovação e empreendedorismo. A reunião foi aberta pelo vice-presidente do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom) e coordenador do Conselho Diretivo do Fórum, Guilherme Cunha Pereira. Também participaram do encontro o assessor técnico do gabinete da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aroldo Messias, os superintendentes da Ocepar, José Roberto Ricken e Nelson Costa, além do analista técnico e econômico Gilson Martins, e demais representantes das entidades que compõem o Fórum.

AçãoO gerente executivo do Senai, Filipe Miguel Cassapo, fez uma explanação sobre os objetivos do Fórum quanto ao tema inovação e empreendedorismo, apresentando números que mostram a defasagem de investimento e atuação do país na pesquisa e desenvolvimento de produtos de alta tecnologia. De acordo com Cassapo, o Brasil responde por apenas 2,7% da produção científica mundial. Em 2010, o país registrou 568 patentes de invenção no escritório de marcas e patentes dos Estados Unidos. No mesmo período, a Coreia do Sul registrou 26.040 patentes, o Japão 84.017 e os Estados Unidos inscreveram 241.977 novas invenções. Por isso, segundo o executivo, o Fórum Futuro 10 vai implementar ações imediatas para melhor o desempenho do Paraná.

Diálogo - “A reunião com os reitores concretiza o diálogo entre as universidades e o setor privado e, com um diálogo fluido elencamos ações concretas para fortalecer o empreendedorismo inovador no estado, agregando valor aos nossos produtos”, afirmou. Entre as ações determinadas em consenso durante o encontro, está a criação de um modelo unificado de empreendedorismo inovador para as universidades, “para que todos os estudantes tenham a oportunidade de refletir sobre empreendedorismo. Também vamos fortalecer as rodadas de negócio entre universidades e empresas, buscando facilitar a transferência de conhecimento para o setor privado, e faremos um movimento de comunicação e mobilização da sociedade”, explicou Cassapo.  

Reitores Entre as instituições de ensino presentes estavam a UFPR, PUCPR, UEL, UEPG, UTFPR, FAE, UP,Cesumar, Unicentro e Unicuritiba. Na opinião do reitor da Universidade Federal do Paraná, Zaki Akel Sobrinho, o encontro na Ocepar foi positiva porque aproximou várias universidades de representantes do segmento privado. “O grande papel do Fórum Futuro 10 tem sido estabelecer o diálogo entre a academia e o setor produtivo em todas as suas áreas. Saímos daqui já com lição de casa, com coisas a fazer para materializar mais iniciativas. O tempo está passando rápido e a hora é de ação”, disse.

Momento de reflexão - Para o vice-reitor da Pontifícia Universidade Católica, Paulo Otávio Mussi Augusto, o encontro propicia um momento de reflexão conjunta, mas ao mesmo tempo deve ser o orientador de uma ação concreta. “Não adianta termos boas ideias entre as lideranças se de fato as pessoas que vão operacionaliza-las não forem atingidas por esse bom momento de aproximação. Nós temos que fazer algo concreto e acredito muito na ideia do exemplo positivo", concluiu. 

Positivo - Segundo o superintendente da Ocepar, José Roberto Ricken, o encontro foi positivo porque teve como foco resultados concretos e encaminhamentos práticos, como a previsão de capacitação voltada à inovação nas universidades, bem como uma maior aproximação com o setor produtivo. “Temos no país um potencial grande porque uma de nossas características culturais é a criatividade, que ajuda muito na inovação. Falta-nos desenvolver mais a cultura do empreendedorismo”, finalizou. 

Conteúdos Relacionados