Informe Semanal traz em destaque as eleições municipais de 2024
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Coordenação de Relações Institucionais do Sistema Ocepar, vinculada à Gerência de Desenvolvimento Técnico (Getec), publicou, nessa segunda-feira (19/08), o Informe Semanal referente ao período de 12 a 16 de agosto. O setor foi criado com o propósito de fazer o acompanhamento das matérias de interesse do cooperativismo em discussão tanto no Congresso Nacional como na Assembleia Legislativa do Paraná, das leis publicadas no âmbito do executivo (federal, estadual e municipal), além de outros temas vinculados às áreas de atuação das cooperativas do Paraná. Confira abaixo os destaques do boletim.
Eleições municipais 2024
Agosto marca uma fase crucial no ciclo das eleições municipais. Partidos e federações realizaram convenções até o dia 5, onde firmam alianças e definiram seus candidatos para as disputas das prefeituras e cadeiras proporcionais nas câmaras municipais.
Após esse período, os partidos tiveram até o dia 15 de agosto para registrar oficialmente as coligações e candidaturas junto aos cartórios eleitorais, preparando o terreno para o início oficial das campanhas em 16 de agosto.
Uma vez registrados, os candidatos estão liberados para lançar suas campanhas, utilizando uma combinação de mídia tradicional, ações digitais e eventos públicos para aumentar sua visibilidade e conquistar o eleitorado.
De acordo com a legislação, nesse período, partidos políticos e federações tem preferência sobre serviços de remessas postais dos correios. É também o período em que os partidos discutirão a distribuição do tempo a que tem direito no horário eleitoral gratuito junto ao tribunal eleitoral e emissoras de TV. A veiculação do da propagando gratuita vai do dia 30 de agosto a 3 de outubro.
A corrida municipal está oficialmente em andamento, e o que acontecer ao longo de agosto determinará o tom para o que está por vir. Ao lado preparamos um calendário resumido com as principais datas deste mês decisivo de ação eleitoral.
Registros de candidaturas
As comissões provisórias e os diretórios de partidos e federações tiveram até o dia 15 de agosto para registrar suas candidaturas. Após a publicação, os candidatos estão autorizados a pedir votos a partir do dia 16 de agosto.
Todo o processo de registro de candidaturas é feito por meio de um sistema centralizado do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que divulga todas as candidaturas do país. As candidaturas são publicadas no site “Divulgacand” do TSE, que pode ser acessado por todo cidadão, de forma gratuita. Veja como consultar as candidaturas do seu município em um passo a passo:
Acesse: https://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/home
2º passo: Selecione o estado do Paraná e depois clique no item candidaturas