Boletim destaca agenda prioritária do governo federal
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Coordenação de Relações Institucionais do Sistema Ocepar, vinculada à Gerência de Desenvolvimento Técnico (Getec), publicou o Informe Semanal nesta sexta-feira (14/02), referente ao período de 10 a 14 de fevereiro. O setor foi criado com o propósito de fazer o acompanhamento das matérias de interesse do cooperativismo em discussão tanto no Congresso Nacional como na Assembleia Legislativa do Paraná, das leis publicadas no âmbito do executivo (federal, estadual e municipal), além de outros temas vinculados às áreas de atuação das cooperativas do Paraná. Confira abaixo os destaques do boletim.
Agenda prioritária do governo
O ministro da Secretaria das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT-SP), apresentou na quarta-feira (12/02) ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), as diretrizes prioritárias do governo para os próximos dois anos no Parlamento. O plano, intitulado “Agenda União e Reconstrução”, está estruturado em seis eixos principais, abrangendo um total de 48 propostas, incluindo matérias já em tramitação no Congresso e outras que ainda serão enviadas.
Os seis eixos principais estão estruturados da seguinte maneira:
-
Eixo 1: Agenda econômica para um Brasil mais justo;
-
Eixo 2: Estímulo ao empreendedorismo e ao investimento;
-
Eixo 3: Educação no centro do desenvolvimento;
-
Eixo 4: Protagonismo no enfrentamento das mudanças climáticas
-
Eixo 5: Proteção às famílias e aos negócios no ambiente digital
-
Eixo 6: Justiça social e defesa da democracia
Os seis eixos incluem projetos de lei que já estão em tramitação na Câmara dos Deputados, alguns em estágio bastante avançado. Fizemos uma análise dessa agenda para identificar projetos de possível interesse do cooperativismo.
Mais
O boletim destaca ainda os possíveis temas prioritários para o cooperativismo, traz uma análise sobre as mudanças institucionais promovidas por Hugo Motta e mostra como ficou a definição dos líderes por partido na Câmara dos Deputados.