Inauguração do Laboratório de produção do Inseticida Biológico

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Coodetec – Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola, de Cascavel – PR, inaugurou nesta sexta-feira (15/10) seu laboratório de criação de lagartas Anticarsia gemmatalis para a produção do Baculovirus anticarsia – um dos inseticidas biológicos mais usados para controlar a lagarta da soja. Desde a década de 80 o processamento das lagartas de maneira industrial vem sendo aprimorado a partir da técnica desenvolvida pela Embrapa Soja de Londrina/PR, e a Coodetec, através de convênio com a Embrapa, vem industrializando e comercializando o inseticida biológico Coopervírus P.M.. Preocupada com a preservação do meio ambiente e atenta às mudanças e ampliação das áreas cultivadas com soja, a Coodetec implantou em 2003 um projeto Piloto de Criação das Lagartas em Laboratório.

Matéria-prima - A idéia da criação em laboratório surgiu da necessidade de se obter a matéria-prima (lagartas) para produzir o inseticida, pois a lagarta da soja, que se alimenta das folhas da planta, é obtida naturalmente entre os meses de outubro a junho, com mais freqüência/volume nos meses de janeiro a março, o restante do ano, como não há lavouras de soja, a indústria fica ociosa, e com o laboratório e o criadouro pode-se produzir o inseticida durante todo o ano, propiciando melhor qualidade e regularidade na produção que passa a independer do clima. Os resultados gerados no laboratório e no criadouro piloto demonstraram total viabilidade, o que levou à construção de um amplo e moderno Laboratório de Criação de Insetos para Produção do Inseticida Biológico Coopervírus PM, este laboratório, único neste segmento, localiza-se na sede da Coodetec em Cascavel/PR.

Demanda - A Coodetec atende as principais regiões produtoras de soja no Brasil além de algumas exposições para os vizinhos Paraguai, Argentina e Bolívia. A empresa estima que nos próximos anos o inseticida biológico, Baculorivus anticarsia, será amplamente utilizado pelos países da América do Sul, o que torna totalmente viável sua produção em laboratório para atender estes países e a progressiva demanda interna. É um produto aprovado pelos agentes certificadores da Agricultura Orgânica, sendo amplamente utilizado pelos adeptos deste sistema para a cultura da soja. A Coodetec, atualmente, é a empresa que fornece para o mercado agrícola brasileiro o maior número de doses do Baculovírus anticarsia (com o nome comercial: Coopervírus PM), o que corresponde a 65% do consumo do mercado nacional. Dirigentes cooperativistas, autoridades e representantes de empresas parceiras da Coodetec participaram da solenidade de inauguração. A Ocepar foi representada pelo deiretor Alfredo Lang, (Coodetec)

Conteúdos Relacionados