III Ecoopeagri consolida parceria entre Ocepar e Secretaria de Educação
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A realização do III Ecoopeagri - Encontro Estadual de Cooperativas-Escola de Colégios Agrícolas, aberto na manhã desta quinta-feira (13) em Faxinal do Céu, consolida a parceria entre o sistema cooperativista e o poder público. Esse reconhecimento foi demonstrado pelo presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, e pelo secretário da Educação, Maurício Requião, que participaram do encontro na parte da manhã. O encontro está sendo promovido pelo Sistema Ocepar e Secretaria de Estado da Educação (SEED), com apoio do Sicredi Paraná.
Mais de 500 participantes - O auditório do Centro de Capacitação Faxinal do Céu, com capacidade para 500 pessoas, ficou pequeno para a solenidade de abertura do III Ecoopeagri, prestigiada também pelo deputado estadual Artagão de Mattos Leão, pelo superintendente da Ocepar e Sescoop-PR, José Roberto Ricken, pelos presidentes das cooperativas Agrária, Jorge Karl, da Coamig, Edson Bastos e da Sicredi Terceiro Planalto, Elton Lang, que representou a Sicredi Central Paraná. O secretário da Agricultura, Orlando Pessuti, foi representado pelo chefe do Núcleo da Seab em Guarapuava, Maurício Mendes de Araújo. Além dos 481 participantes hospedados no centro, dezenas de autoridades de Pinhão e Guarapuava participaram da solenidade de abertura do encontro.
Consolidação da parceria - Por falta de teto nos aeroportos da região, o secretário Maurício Requião só chegaria ao encontro após as 10 horas. Por isso foi representando na abertura pela chefe do Departamento de Educação Profissional, Sandra Regina de Oliveira Garcia, que confirmou a determinação da SEED em estreitar o relacionamento com a Ocepar e Sescoop para a inclusão, no currículo escolar dos colégios agrícolas, do ensino do cooperativismo. Entre as ações previstas neste ano pela SEED está o treinamento dos professores dos colégios agrícolas para que possam repassar ensino sobre cooperativismo aos alunos. "Estamos implantando uma nova realidade na educação profissional", afirmou Sandra Regina.
Investir no ensino do cooperativismo - Ao iniciar seu pronunciamento, o presidente da Ocepar disse estar muito feliz por ter ouvido de Sandra Regina a afirmação de que a SEED gostaria de estreitar a parceria com o sistema cooperativista. Koslovski discorreu sobre a importância do cooperativismo no Paraná, onde participa com 53% no PIB estadual, com destaque para a necessidade de se realizar investimentos na educação, onde o Brasil está muito atrasado em relação a outros países. "Na Coréia do Sul a média de escolaridade é de 11 anos, enquanto que no Brasil a média é de apenas 5,8 anos", frisou. Depois de afirmar que os jovens que participam do III Ecoopeagri são privilegiados por freqüentarem um curso de nível médio, o presidente da Ocepar defendeu o investimento na formação dos jovens, no treinamento e reciclagem. Disse que o sistema cooperativista treinou, de 1999 até agora, 180 mil cooperativistas, entre associados, dirigentes e colaboradores.
Possibilidade de emprego - Koslovski chamou atenção dos jovens alunos para o potencial de emprego oferecido pelo sistema cooperativista, onde mais de 300 dos 900 profissionais da assistência técnica são técnicos agropecuários. Quem sair da escola com uma boa noção de cooperativismo terá possibilidade de conseguir emprego nas próprias cooperativas. Referindo-se à vontade da SEED de continuar com essa parceria para o ensino do cooperativismo nos colégios agrícolas, o presidente da Ocepar afirmou: "Quero destacar a importância desta parceria com a Secretaria da Educação. Queremos investir mais na educação cooperativista, ser parceiros de fato", frisou.
Maurício Requião anunciou reformas dos colégios - A SEED vai investir, a partir deste ano, cerca de R$ 20 milhões na reforma dos colégios agrícolas, anunciou no final desta manhã o secretário da Educação, Maurício Requião. Depois de discorrer sobre a drástica redução do número de cursos profissionalizantes nos últimos anos, Maurício Requião mostrou que a sua secretaria está realizando uma reformulação para valorizar o ensino profissional. Depois de reabrir o colégio agrícola de Diamante do Norte, de abrir um colégio agrícola na Lapa, a SEED vai estadualizar o colégio agrícola de Palotina, que está em vias de ser fechado. Mas, para a melhoria do ensino médio profissional a secretaria está tomando outras providências, como a reformulação na gestão do ensino dos colégios agrícolas, a reforma pedagógica e a realização de concursos para a contratação de quadro próprio de professores. Maurício também fez um apelo para que a Ocepar e outras instituições, como Seab, Embrapa, se integrem no esforço para a melhoria do ensino profissional nos colégios agrícolas.
Frases de efeito
- Algumas afirmações das autoridades chamaram a atenção
dos alunos e professores presentes ao Ecoopeagri, entra as quais destacamos:
"Não há como se ler a história do Brasil sem perceber
a importância do Cooperativismo (Maurício Requião, secretário
de Estado da Educação); "Hoje o cooperativismo é uma
ferramenta indispensável no mundo globalizado que vivemos" (deputado
estadual Artagão de Mattos Leão); "No Brasil só 4%
da população está ligada às cooperativas de crédito,
enquanto que em outros países esse índice chega a 60%" (Elton
Lange, presidente da Sicredi Terceiro Planalto, de Guarapuava); "Jovens,
quero afirmar que o futuro de vocês depende de cada um de vocês,
da formação que tiverem" (João Paulo Koslovski, presidente
da Ocepar).