II AGROLEITE ABRE NA TERÇA
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Representantes da cadeia produtiva do leite de todo o Brasil participam a partir de amanhã (13/08) da II Agroleite. Promoção da Cooperativa Agropecuária Castrolanda, a Agroleite acontece até o próximo domingo (17/08), no Parque Dario Macedo, em Castro, a 150 quilômetros de Curitiba. O baixo preço pago por litro de leite será um dos principais assuntos em discussão. Ronald Rabbers, criador e dirigente da Cooperativa Agropecuária Castrolanda, explicou que "aqui o preço médio de venda do nosso produto é de R$ 0,38 por litro, quando temos um custo de produção de R$ 0,36". Para enfrentar essa situação adversa, a Castrolanda e as outras duas grandes cooperativas da principal região leiteira do Paraná (a Capal, de Arapoti, e a Batavo, de Carambeí) centralizam a comercialização do produto no chamado Pool de leite ABC. "Aumentando o poder de negociação, conseguimos um preço superior à média nacional para fornecer nosso produto, de qualidade comprovada, às grandes indústrias, como Nestlé e Danone", afirma.
Sanidade Animal - Amanhã (13), como parte integrante da programação da Agroleite, ocorre o Encontro Regional sobre Sanidade Animal e Mercado de Carnes e Leite. As palestras acontecem durante todo o dia. Estão programadas apresentações de Antonio Jorge Camardelli, diretor da Associação Brasileira das Industrias Exportadoras de Carnes Industrializadas; Rogério Berger, presidente da Comissão Técnica de Bovinocultura de Corte da Federação da Agricultura do Paraná; André Mesquita - Serlac Trading; Felisberto Baptista, chefe da Divisão de Defesa Sanitária Animal/Defis/Seab/PR; Antonio Leonel Poloni, diretor executivo do Fundepec/PR; e João Paulo Koslovski, presidente da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná, que na última palestra do dia abordará o tema "Manutenção do espaço conquistado, avanços e comportamento do setor produtivo". O encontro será realizado a partir das 9 horas, no Moinho Holandês (Colônia Castrolanda). Apesar de a programação técnica ter início amanhã, a abertura oficial da Agroleite será às 10 horas de quinta-feira (15), no Parque Dario Macedo, onde exposições dinâmicas e estáticas vão se desenrolar numa área de 30 hectares. Nesta terça-feira, a partir das 19 horas, no mesmo local do seminário, também está prevista uma palestra com o presidente da Associação Brasileira de Agribusiness (Abag), Roberto Rodrigues, que vai falar sobre "Cooperativismo: Desafio do Terceiro Milênio".
Troféu Agroleite - Na quarta (14) tem início às 8 e 9 horas, respectivamente, a Feira de Sabores/Fábrica do Agricultor e o 3º Seminário Nutron Bovinocultura de Leite. Mas é à noite, às 20 horas, que acontece o momento de maior expectativa para quem é do setor: a entrega do Troféu Agroleite, premiando os maiores e melhores de 25 segmentos. Entre eles, indústria de laticínio, produtor de leite, criador de plantel, vaca leiteira mais pontuada, leite de qualidade e personalidade do ano. A cadeia do leite envolve nutrição animal, defensivos, sementes, tratores, implementos de fenação/silagem/alimentação, equipamentos de ordenha e resfriamento.