ICMS: GOVERNO DISCUTE COM ENTIDADES A QUESTÃO DA CARNE

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
O governador Jaime Lerner recebeu na última quarta-feira (9), no Palácio Iguaçu, diversas lideranças empresariais da indústria da carne. O setor levou ao governador sua preocupação com as dificuldades enfrentadas nos últimos dias em função da decisão do Supremo Tribunal Federal, que impediu o Estado de manter benefícios fiscais como o ICMS diferenciado para produtos primários e semi-manufaturados.

Mecanismos de apoio - No encontro, o governador lembrou que parte das dificuldades foi contornada, mas reconheceu que ainda são necessários outros mecanismos de apoio. Além do presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski e do presidente da Assembléia Legislativa, Hermas Brandão, estavam presentes representantes do Sindicarne, Sindileite, Fiep, Faep, Avipar, Associação Paranaense dos Suinocultores, Indústrias e dirigentes cooperativistas.

Situação de desvantagem - As lideranças fizeram questão de salientar ao governador que a agroindústria do Paraná não pode ficar em situação de desvantagem com outros Estados, principalmente com aqueles que ainda mantêm créditos presumidos em suas operações tributárias. O governador informou que o Estado vai continuar estudando alternativas até que o STF julgue as Ações Diretas de Inconstitucionalidade ajuizadas contra São Paulo.

Solução em breve - Para o secretário da Indústria, Comércio e Turismo, Eduardo Sciarra, presente na reunião, disse que as negociações em defesa do Paraná já vêm sendo conduzidas há dois meses. "Resolvemos 95% das reivindicações do setor", esclarece. Segundo Sciarra, a maior pendência para o setor de carnes é a questão do crédito presumido. "Mas esperamos a solução para esse problema para os próximos dias", concluiu.

Conteúdos Relacionados