Iapar já tem novo presidente

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Em substituição a Onaur Ruano, que pediu demissão do cargo em maio deste ano, o governador Roberto Requião finalmente nomeou nesta quarta-feira (21) o pesquisador do Iapar José Augusto Teixeira de Freitas Picheth como o novo diretor-presidente do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar). Segundo Picheth, que é pesquisador do Iapar da Área de Fitotecnia desde 1986, entre os seus desafios está o incentivo ao desenvolvimento de linhas de pesquisa, centradas em áreas priorizadas pelo Governo do Estado, como a agricultura familiar e a agroecologia. “Mais do que nunca, estas áreas vão estar no foco da pesquisa desenvolvida pelo Iapar”, disse.

Desafios - Além dos esforços para que os diferentes projetos do Governo estejam no centro das atenções do Instituto, o novo diretor-presidente lembrou que há a necessidade de uma maior atuação conjunta entre a pesquisa e as ações desenvolvidas pelos vários órgãos do Estado. “É preciso que haja uma maior transversalidade entre o Iapar e as secretarias, como a Secretaria do Meio Ambiente e do Trabalho, por exemplo. Assim, vamos ter melhores condições de alcançar resultados que vão de encontro ao interesse da sociedade como um todo”, comentou. Para Picheth, a maior integração vai influenciar positivamente o futuro planejamento da instituição. “Precisamos rediscutir o Iapar. A revitalização dele, por exemplo, passa por questões relacionadas ao maior apoio financeiro para as ações do Instituto”, disse.

Currículo - Pesquisador do Iapar desde 1986, Picheth tem pós-graduação em Administração Pública e Planejamento, além de doutorado em Agronomia. Em 2003, foi diretor de Desenvolvimento Florestal no Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Desde 2004, exercia o cargo de diretor de Controle de Recursos Ambientais naquela instituição.

Conteúdos Relacionados