IAP alerta para recuperação e manutenção de reservas legais

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
Compreendendo as regiões de Maringá, Paranavaí, Cianorte e Umuarama e somando acima de 50 mil km2, o Noroeste do Estado não dispõe de mais de dois por cento de cobertura vegetal permanente em sua área rural. As poucas reservas remanescentes existem em função de parques legalmente mantidos. Na maioria das propriedades rurais, o aspecto ambiental é desolador, sendo o ecossistema afetado diretamente. Tanto que nesta região predominam as maiores áreas de erosão que colocam em risco qualquer atividade produtiva, incluindo a pecuária de corte. Diante desse quadro, os escritórios regionais do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) em Umuarama e Cianorte alertam os proprietários rurais: segundo o Código Florestal Brasileiro, a propriedade deve ter no mínimo 20% de sua área coberta por mata ou capoeira. Nos imóveis rurais deficitários neste campo ambiental, a recuperação de reservas legais deve começar imediatamente segundo exige lei estadual.

Matas ciliares - Além de conservar e reflorestar as áreas de preservação permanente, os agropecuaristas precisam, - em relação às matas ciliares (beiras de rios, sangas, lagos, lagoas naturais e artificiais) - realizar o isolamento de 30 a 500 metros de cada margem. Nas encostas e morros, onde a inclinação for superior a 45 graus, a vegetação será preservada de acordo com normal ambiental vigente. Evitar queimadas é outra providência importante porque elas empobrecem o solo, poluem o ar, causam desequilíbrio biológico, podendo provocar grandes incêndios.

Exigências legais - Nas áreas de pastagens, as matas ciliares precisam ficar isoladas com cercas contendo no mínimo cinco fios de arame de forma permanente. Quem está fora das exigências legais deve procurar engenheiro ou agrimensor habilitado para medição da propriedade. Em seguida, providenciará o cadastro no IAP e o averbamento junto ao registro de imóveis. Plantar árvores com fins preservacionistas nas áreas menos favoráveis à agricultura e pastagem é a orientação dos técnicos governamentais para recuperação de áreas rurais devastadas.

Qualidade de vida - O restabelecimento das reservas legais contribui para clima mais equilibrado, chuvas bem distribuídas, proporcionando melhor produção agrícola e um ambiente harmônico. O solo fica bem conservado, assegurando boas produtividades e sem erosão. Ar e água de melhor qualidade, rios menos assoreados e maior volume de água nos poços, minas e nascentes são a conseqüência natural da recuperação das áreas verdes. Em resumo: melhor qualidade de vida para todos. (Fonte: Agência Estadual)

Conteúdos Relacionados