HOMENAGEM: Presidente do Sistema Ocepar prestigia entrega do título de Cidadã Honorária do Paraná à Cida Borghetti

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, e o superintendente Robson Mafioletti prestigiaram, na terça-feira (27/02), em Curitiba, a solenidade de entrega do título de Cidadã Honorária do Estado do Paraná concedido à ex-governadora Cida Borghetti pela Assembleia Legislativa. “É uma homenagem merecida. Especialmente no período em que esteve à frente do executivo estadual, Cida Borghetti sempre mostrou disposição em dar encaminhamento às questões ligadas ao cooperativismo, que tem contribuído muito para o desenvolvimento econômico e social do Estado do Paraná, e também aos demais segmentos que formam o setor produtivo paranaense, reunidos no G7, grupo do qual a Ocepar faz parte”, afirma Ricken.

Trajetória - Segundo o deputado Adriano José, que propôs a homenagem, a entrega da honraria foi motivada pela trajetória de realizações de Cida Borghetti em favor do Estado. Para o parlamentar, ela desempenhou o cargo de governadora de forma exemplar, com diálogo, ética e transparência. Para ele, o título reflete o apreço e admiração conquistados junto à Assembleia e à população. “Ao longo de sua carreira, Cida Borghetti demonstrou comprometimento exemplar com as questões sociais, políticas e econômicas do Estado, contribuindo muito com o desenvolvimento do Paraná. Sua atuação como governadora é um marco histórico que merece ser reconhecido. Ao conceder este título, estamos reconhecendo e valorizando não apenas a sua trajetória pessoal e profissional, mas também o seu compromisso com a construção de um futuro melhor para todos os cidadãos do nosso Estado”, afirmou.

Biografia - Maria Aparecida Borghetti é natural de Caçador (SC). Empresária e jornalista, ela é formada em Administração Pública pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), especializada em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Iniciou a vida política como militante do PDS Jovem. Foi presidente voluntária do Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar) de Maringá. Também atuou como Chefe do Escritório de Representação do Paraná em Brasília, entre os anos de 1998 e 2000, durante o governo de Jaime Lerner.

Prefeitura de Maringá - Em 2000, Cida Borghetti concorreu à prefeitura de Maringá. Dois anos depois, elegeu-se deputada estadual, reelegendo-se em 2007 para o segundo mandato. Foi recordista de leis aprovadas e sancionada na Assembleia Legislativa, quando teve uma forte atuação em campanhas de combate ao câncer de mama e na saúde preventiva. Em 2011, foi a mulher mais votada na disputa pela Câmara Federal. Presidiu a Comissão que aprovou o Marco Legal da Primeira Infância, a legislação mais avançada no mundo na proteção às crianças de zero a seis anos.

Vice-governadora - Em 2014, Cida Borghetti foi candidata a vice-governadora na chapa de reeleição do então governador Beto Richa. Em abril de 2018, se tornou a primeira mulher a governar o Estado do Paraná. A frente do Governo do Estado, Cida Borghetti adotou o diálogo franco com todos os setores da sociedade. Liberou R$ 8,7 bilhões para investimentos nas mais diversas áreas atendendo todos os 399 municípios do Paraná. Em 2019, foi indicada para ser a embaixadora da Organização Mundial da Família na América do Sul e, em maio de 2021, Cida Borghetti foi nomeada Conselheira da Itaipu Binacional. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Paraná)

FOTO: Jonathan Campos/Secom e arquivo AEN

Conteúdos Relacionados