GUARAQUEÇABA: Cooperguará, desenvolvimento sustentável no litoral
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Cooperguará Ecotur (Cooperativa de Ecoturismo de Guaraqueçaba) já conta com o Registro Provisório no Sistema Ocepar. Em reunião nesta quinta-feira (23/10) com os cooperados e dirigentes, os assessores de cooperativismo da Ocepar, Izaias Gonçalves Lopes e Jessé Aquino Rodrigues, comunicaram a aprovação do Registro na última reunião de diretoria da Ocepar, em setembro. O encontro aconteceu na localidade de Tagaçaba, e os técnicos da Ocepar responderam as dúvidas em relação à legislação e explicaram o programa de autogestão das cooperativas.
Ecoturismo - Formada por donos de pousadas e restaurantes, condutores turísticos, artesãos, pescadores e barqueiros, a Cooperguará propõe um serviço de turismo diferenciado, comprometido com o desenvolvimento sustentável, a preservação e a conscientização ambiental. A cooperativa tem o apoio e a parceria da SPVS (Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem), e busca gerar renda e empregos numa das regiões mais preservadas e belas do país. Pela exuberância de seu ecossistema, santuário de muitas espécies da fauna e flora, Guaraqueçaba é considerada Patrimônio Natural da Humanidade, título concedido pela Unesco. Todos os 28 cooperados são moradores do município, situado a cerca de 170 quilômetros de Curitiba.
Progresso e preservação - Dezenas de roteiros estão disponíveis para quem pretende fazer uma imersão na beleza intocada da região. A preocupação da Cooperguará é reduzir ao máximo o impacto dos passeios no meio ambiente, além de agregar aspectos da cultura local e com o viés do ecoturismo: consciência, conservação e desenvolvimento sustentável. Depois de dois anos de preparação e capacitação, a cooperativa entra numa nova fase com a concessão do Registro da Ocepar, que disponibiliza toda sua estrutura no suporte à gestão administrativa e financeira. Os técnicos da Ocepar acompanharam os passos iniciais da Cooperguará em 2007 e ao longo de 2008. "A proposta de trabalho da cooperativa é adequada para uma região de tamanha riqueza natural. O que se busca é o turismo consciente e inteligente, que cresce no mundo todo", avalia o superintendente da Ocepar José Roberto Ricken. "A expansão da cooperativa significa renda e progresso para a região, e tudo isso com preservação e respeito à natureza. Através do empreendimento cooperativista, desenvolvimento e preservação caminham juntos", conclui. Mais informações sobre a cooperativa podem ser obtidas no site www.visiteguaraquecaba.com.br.