Grupo Interministerial do Cooperativismo
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, instalou nesta quinta-feira (07/10) o Grupo de Trabalho Interministerial do Cooperativismo. A solenidade aconteceu na sala do Conselho Nacional de Política Agrícola (CNPA), no andar térreo do ministério. Entre outras atribuições, o grupo ficará encarregado pela implantação do Plano Brasil Cooperativo – um conjunto de ações lançado pelo governo federal para impulsionar o setor.
Prioridades - De acordo com o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, as prioridades do sistema cooperativista são: a definição do ato cooperativo para os Ramos do Cooperativismo; o Programa de Revitalização das Cooperativas do Norte e Nordeste (Norcoop) e um programa de capitalização para as cooperativas. Para tanto, está sendo analisada a criação de uma linha do crédito pela Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para atender o setor.
Denacoop - O Programa de Estímulo ao Ensino e à Produção Acadêmica no Cooperativismo e o Programa Gênero e Cooperativismo (Coopergênero), ambos já em andamento, também fazem parte do Plano Brasil Cooperativo. Segundo o diretor do Departamento de Cooperativismo e Associativismo Rural (Denacoop), José Norberto Kretzer, o grupo de trabalho interministerial vai se dedicar às questões relacionadas à legislação do Cooperativismo e ao tratamento tributário recebido pelo setor.
Grupo - O Grupo de Trabalho Interministerial do Cooperativismo conta com representantes da OCB, dos ministérios da Agricultura, Casa Civil, Cidades, Desenvolvimento Agrário, Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Educação, Fazenda, Integração Nacional, Meio Ambiente, Minas e Energia, Pesca e Aqüicultura, Planejamento e Trabalho. O Banco Central, o BNDES, o Banco do Brasil, o Banco do Nordeste e o Banco da Amazônia também integram o grupo.(Com informações da Assessoria de Imprensa Mapa)