GRÃOS: Safra argentina ultrapassa 100 milhões de toneladas
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Argentina deve ultrapassar na safra atual a barreira dos 100 milhões de toneladas de grãos. O feito se dá dez anos depois do Brasil, mas com uma área plantada 13% menor que a brasileira na época. A produção deverá crescer 10% e alcançar até 103 milhões de toneladas, com destaque para os aumentos nas colheitas de trigo e milho.
La Niña - Em parte, segundo analistas, o recorde é consequência da baixa intensidade do fenômeno climático La Niña. Todos concordam também em citar o alto preço das commodities para explicar o resultado. A supersafra vai encher os cofres do governo em pleno ano de eleições presidenciais. As retenções, impostos sobre exportações, chegam a 35% no caso da soja. O orçamento de 2011 prevê arrecadação de 52 bilhões de pesos (US$ 13 bilhões) com as retenções de todos os cultivos.
Recuperação - A nova safra marca a recuperação da agricultura argentina depois de duas temporadas péssimas. Em 2007/08, diante da frustrada tentativa oficial de aumentar o valor das retenções, houve locaute do campo e produtores chegaram a fazer bloqueios para evitar o escoamento dos grãos. A safra seguinte foi prejudicada pela pior estiagem dos últimos 75 anos. (Valor Econômico)