GRÃOS: Rússia reduz estimativa de produção pela terceira vez no ano
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O Ministério da Agricultura da Rússia reduziu nesta quinta-feira (23/08) sua previsão para a safra de grãos de 2012, para 75 milhões toneladas, ante uma projeção anterior de 75 a 80 milhões de toneladas. “É provável que a safra fique próxima a 75 milhões de toneladas”, resumiu-se a dizer o ministro da Agricultura Nikolai Fyodorov.
Terceira vez - Esta é a terceira vez que o ministério reduz sua estimativa neste ano, desde que a seca se intensificou nas regiões Sul da Rússia, onde os grãos são produzidos. No ano passado, a Rússia colheu uma safra recorde de 94,2 milhões de toneladas de grãos. Em 2010, uma severa seca e incêndios generalizados resultaram em uma colheita de 60,9 milhões de toneladas e o governo chegou a proibir a exportação de grãos. Desta vez, porém, o governo russo disse que não tem planos de repetir o procedimento.
Reserva - Fyodorov afirmou que a Rússia mantém cerca de 17 milhões de toneladas de grãos em reserva e, uma vez que o consumo interno está previsto em 72,7 milhões de toneladas, haverá excedente suficiente para exportação. Analistas disseram que o anúncio de Fyodorov não vai afetar o preço dos grãos hoje. "Ele simplesmente reduziu as expectativas para o final inferior do intervalo, mas o mercado já tinha as estimativas mais conservadoras", disse Mikhail Krasnoperov da Troika Dialog. (Dow Jones Newswires/ Valor Econômico)