Governo vai prevenir a gripe aviária

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

As propostas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para conter um eventual surto da gripe do frango serão incluídas no plano nacional de contingência de influenza aviária, informou o secretário-substituto de Defesa Agropecuária, Inácio Afonso Kroetz. Segundo ele, o trabalho do Mapa tratará apenas das ações a serem adotadas em relação a aves domésticas. O restante do plano, do qual também constarão as medidas recomendadas para proteger a saúde humana, está sendo elaborado pelo Ministério da Saúde e Agência Brasileira de Informações (Abin). Os técnicos do Mapa estão definindo quais ações devem ser tomadas para detectar, diagnosticar e erradicar um possível surto da gripe aviária, que já dizimou milhares de aves na Ásia, Europa e América do Norte. “Primeiro, temos que estabelecer medidas para evitar a entrada da doença no nosso território”, disse Kroetz. “Além disso, precisamos saber como fazer para impedir a disseminação do vírus, caso ele chegue no país, via aeroporto ou aves migratórias. Por fim, devemos estar preparados para identificar e eliminar um eventual foco de influenza aviária.”

Apoio do setor privado - O secretário-substituto do Mapa ressaltou ainda que o plano de contingência da gripe do frango precisará contar com o apoio do setor privado. De acordo com ele, parte das medidas propostas deve ser implementada pela cadeia produtiva da avicultura. O plano, acrescentou Kroetz, deverá ser discutido durante reunião interministerial, em Brasília, no próximo dia 25.

Avicultura representa 36% do valor da pecuária – Dentro do grupo pecuário, a avicultura é o setor mais importante da economia paranaense, representando 36% do valor bruto da produção. O setor de bovinos representa 26,3%, a pecuária comercial primária (leites, ovos, bicho-da-seda, mel etc), 17,19% e os suínos 13,71%, segundo levantamento efetuado pela Seab/Deral. O setor pecuário, incluídos eqüídeos, peixes, silagem, adubação orgânica, pesca e aqüicultura representam 32,06% da renda bruta gerada no Paraná em 2003. O setor de aves representa 11,54% de toda a riqueza gerada no Paraná, o que dá uma dimensão do que poderia representar a chegada da gripe aviária.

Conteúdos Relacionados