GETEC: Confira o Informe Semanal da Coordenação de Relações Parlamentares do Sistema Ocepar

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

 

getec destaque 09 06 2023A Coordenação de Relações Parlamentares do Sistema Ocepar, vinculada à Gerência de Desenvolvimento Técnico (Getec), publicou, nesta sexta-feira (09/06), o Informe Semanal referente ao período de 5 a 7 de junho. O setor foi criado com o propósito de fazer o acompanhamento das matérias de interesse do cooperativismo em discussão tanto no Congresso Nacional como na Assembleia Legislativa do Paraná, das leis publicadas no âmbito do executivo (federal, estadual e municipal), além de outros temas vinculados às áreas de atuação das cooperativas do Paraná. Confira os destaques do boletim.

GT de Educação Política discute Plano Safra - No dia 6 de junho, o Grupo de Trabalho (GT) de Educação Política do Sistema Ocepar reuniu-se, em conjunto com os integrantes do Comitê Técnico do Ramo Crédito e do Projeto 02 (desenvolvimento econômico e financeiro) do PRC200, para tratar de temas relacionados ao Plano Safra.

Entre os convidados presentes para discutir o assunto estavam o diretor da Ocepar e coordenador nacional do ramo agropecuário, Luiz Roberto Baggio, além do deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR), o secretário Adjunto do Ministério da Agricultura e Pecuária, Wilson Vaz de Araujo, e a superintendente do Sistema OCB, Tânia Zanella. A reunião também contou com apresentações técnicas do Sistema Ocepar e OCB que estão envolvidos no acompanhamento do Plano Safra.

O presidente da Ocepar, José Roberto Ricken, foi responsável pela abertura do evento, ressaltando a importância do Plano Safra para o cooperativismo e os esforços da OCB, em conjunto com as unidades estaduais, na elaboração da melhor proposta possível para essa política. Em sua fala, o presidente destacou a importância de recursos voltados à armazenagem, além de recursos para investimento em agroindustrialização, lembrando as cooperativas mantém 140 agroindústrias no Paraná.

Orçamento complementar para o Plano Safra 2022/2023 - Na terça-feira (06/06), o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro, anunciou a liberação de R$ 3,6 bilhões de reais para o Plano safra em vigor, além de R$ 4 bilhões de reais em linhas de financiamento dolarizados.

Os recursos permitirão a reabertura de programas de crédito agrícola voltados, dentre outros, a investimentos para armazenagem (PCA – programa para construção e ampliação de armazéns), modernização de frota (Moderfrota) e fortalecimento da agricultura familiar (Pronaf). Os financiamentos dolarizados serão disponibilizados através do BNDES, estabelecendo prazo de até 120 meses, com carência de até 24 meses.

A formalização da disponibilização destes recursos deve ser publicada nos próximos dias.Na mesma oportunidade, o ministro Carlos Fávaro destacou o trabalho da pasta para viabilizar o lançamento do Plano Safra 2023/2024, referindo o incentivo à agricultura de baixo carbono através de linhas de crédito diferenciadas.

Clique aqui e confira na íntegra o Informe Semanal da Coordenação de Relações Parlamentares do Sistema Ocepar

 

Conteúdos Relacionados