GESTÃO EMPRESARIAL: Fórum da Faciap reúne Campos Neto e cooperativas centrais de crédito
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Com a presença do presidente do Banco Central do Brasil (BC), Roberto Campos Neto, ocorreu em Curitiba, na manhã desta sexta-feira (11/08), no auditório da Universidade Positivo, o 5º Fórum de Gestão Empresarial promovido pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap). Campos Neto realizou palestra sobre cenário econômico e agenda do BC. Em sua fala, ele também citou o cooperativismo de crédito. “Nos últimos anos houve um grande crescimento do setor cooperativo e do microcrédito. As cooperativas têm foco especialmente no crédito para pequenos negócios, com crescimento da carteira ativa significativa”, destacou o presidente do BC.
Agradecimento - Fernando Moraes, presidente da Faciap e coordenador do G7, grupo de entidades do setor produtivo paranaense, agradeceu a presença de Campos Neto e o apoio das entidades parceiras na realização do evento, entre elas o Sistema Ocepar. “Os sistemas associativistas e do cooperativismo estão aqui unidos a outros setores do setor produtivo para debater o momento vivido. Um privilégio para nós paranaenses podermos receber a presença do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Aqui estamos para debater o acesso mais fácil ao crédito, para que milhares de empresas possam ter continuidade em suas atividades. Há muita burocracia que, muitas vezes, impende que o acesso ao crédito seja mais fácil e, assim, possa promover o desenvolvimento do Paraná”, destacou.
Painel - Após a palestra de Campos Neto, que na sequência respondeu às perguntas dos participantes, teve início, às 11h, um dos painéis que integraram a programação do Fórum, com o tema “Desafios do Crédito no Paraná – Acesso mais fácil e custos menores”. Mediado pelo presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, o debate contou com as presenças dos presidentes das centrais cooperativas, Cresol Baser, Alzimiro Thomé e Márcio Gonçalves do Sicoob Central Unicoob e do presidente da Sicredi Campis Gerais e Grande Curitiba, Marcio Zwierewicz.
Confiança - “É uma distinção, um reconhecimento ter o cooperativismo de crédito representado nesse primeiro painel”, declarou o presidente do Sistema Ocepar. Ricken destacou a representatividade do cooperativismo de crédito no Paraná apresentando números do setor: “Das 223 cooperativas paranaenses, 54 são cooperativas de crédito. Dos 3,2 milhões de cooperados existentes no Estado, 2,8 milhões são associados ao cooperativismo de crédito”, informou.
Produção agropecuária - Além disso, o presidente do Sistema Ocepar ressaltou a importância do cooperativismo de crédito para a produção agropecuária. Segundo ele, 37% do total de recursos destinados ao financiamento da safra 2022/2023 no Paraná vieram de cooperativas de crédito. “Somos significativos e pretendemos continuar. A grande diferença hoje em relação a 40 anos atrás, quando se começou a fomentar o cooperativismo de crédito, é que hoje o Banco Central confia em nós e a sociedade nos conhece”, frisou.