FUTURO 10 PARANÁ: Fórum aponta para necessidade de mais investimentos

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Para as 1,2 mil lideranças que participaram ontem (25/10), em Curitiba, da sétima etapa do Fórum Futuro 10 Paraná, para a região metropolitana de Curitiba se desenvolver de forma harmoniosa há necessidade de mais investimentos, principalmente nas áreas de educação e na capacitação de mão-de-obra. A qualificação profissional, a realização de pesquisas de ponta nas universidades e a formação de cidadãos mais conscientes são fatores fundamentais para a próxima década, segundo conclusão da maioria dos grupos de trabalho reunidos no centro de convenções do Cietep/Fiep. Já o grupo que debateu sobre o tema Agronegócio quer manter a pesquisa e a extensão com seguridade sanitária, a capacitação e qualificação rural, a assistência técnica e programas de apoio ao agricultor. Para o coordenador do Comitê Executivo do Fórum, Rogério Mainardes, “não basta fazer, é preciso saber cobrar e constituir uma força de lideranças da sociedade civil com vontade de dizer o caminho que devemos percorrer”, afirmou.

Tecnologia - O futuro tecnológico da região metropolitana de Curitiba está associado à formação de profissionais que possam atender as demandas das indústrias. “As universidades não podem mais ficar fechadas. A educação tecnológica produz conhecimento para gerar produtos com alto valor agregado”, afirmou o professor do Departamento de Bioquímica da Universidade de Maringá, Luiz Carlos Corrêa. “O Paraná tem desenvolvido, por meio das universidades, tecnologia de ponta e disponibilizado espaços para que as indústrias possam realizar parcerias”, completou a professora do Departamento de Ciências Exatas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Adriana Augusta Luz. A preocupação com o meio ambiente foi apontada como outro ponto forte de Curitiba e região, que deve impulsionar o desenvolvimento na próxima década. Para os participantes do fórum, a preservação ambiental deve estar ligada a atividades produtivas. O professor da Faculdade Tecnológica de Curitiba Luiz Fernando Campos disse que a capacitação profissional possibilita a otimização dos processos produtivos, o que resulta em uma menor agressão ao meio ambiente e na utilização mais racional dos recursos naturais.

Meio ambiente - Representantes do comércio concordaram. “Defendemos uma conscientização ambiental progressista, com uma visão ecológica mais ampla”, disse o vice-presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Luiz Abraão Wille. Ele explicou que é possível conciliar os princípios de preservação com a exploração sustentável do meio ambiente. “É necessário descobrir as vocações regionais e utilizar os recursos naturais de maneira inteligente e equilibrada”. As propostas discutidas ontem em Curitiba – assim como nas demais etapas – farão parte de um plano estratégico de desenvolvimento do Paraná para a próxima década.

Objetivos - O Fórum Futuro 10 Paraná é uma iniciativa da Rede Paranaense de Comunicação (RPC) e Gazeta do Povo. A intenção é elaborar, a partir de discussões com a comunidade, um plano estratégico de desenvolvimento do Estado. O fórum utiliza a investigação apreciativa, método que incentiva a formulação de propostas com base nas ações bem sucedidas. Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu, Cascavel, Umuarama e Curitiba já realizaram o fórum e a próxima etapa será em Guarapuava, no dia 8 de novembro. Esta série de eventos somente está podendo ser realizada graças a uma parceria entre a Fiep, o Sebrae, a Fecomércio, a Faep, Sistema Ocepar, a Faciap, a Associação Comercial do Estado do Paraná, a Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná, o Instituto Paraná Desenvolvimento e o Instituto de Engenharia do Paraná, com patrocínio da TIM, Positivo Informática e Caixa Econômica Federal.

Conteúdos Relacionados