FUTURO 10 PARANÁ: Comitê Executivo avalia encontro com secretários e define próximas ações

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Membros do Comitê Executivo do Fórum Permanente Futuro 10 Paraná estiveram reunidos, na manhã desta sexta-feira (19/08), na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba, para avaliar o encontro com os secretários estaduais do Planejamento, Cássio Taniguchi, e da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, ocorrido no dia 04 de agosto. Na oportunidade, foi apresentado o levantamento realizado por um grupo de trabalho do Fórum em relação ao Porto de Paranaguá e discutidas as obras consideradas como prioritárias para melhorar as condições de funcionamento do local. 

Ponto positivo - Um dos pontos apontados como positivos nesse processo está sendo a abertura ao diálogo por parte do governo estadual, que tem demonstrado grande receptividade ao debate das questões levantadas pelo Fórum. “Nesse sentido, houve um grande avanço e essa é uma conquista nossa. Hoje, nós nos sentimos mais confortáveis em discutir vários temas com o governo, como não ocorria há cerca de 10 anos. E a mensagem que o governo tem repassado é de que existe preocupação em solucionar os problemas. A infraestrutura é um ponto difícil de equacionar e estamos percebendo que faltam projetos para que as melhorias sejam realizadas”, salientou o superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken.

Preocupações - Além disso, os integrantes do Comitê Executivo do Fórum demonstraram preocupação em relação aos recursos disponíveis e à demora na execução de obras no Porto de Paranaguá, algumas consideradas de fácil implementação, como a substituição das correias de carga e descarga. Eles consideram importante sensibilizar a bancada paranaense na Câmara e no Senado Federal e buscar apoio para acelerar o processo, como foi sinalizado no último encontro com os secretários do Planejamento e Infraestrutura. A reunião com os parlamentares deve ocorrer no fim de setembro. Antes disso, representantes dos Comitês Gestor e Executivo do Fórum Permanente Futuro 10 Paraná vão se reunir novamente com Taniguchi e Richa Filho, na semana que vem, com a finalidade de promover um alinhamento sobre o tema. “Vamos discutir soluções e explorar todas as possibilidades existentes para promover maior celeridade e efetividade das ações”, ressaltou o coordenador do Conselho Diretivo do Fórum, Guilherme Cunha Pereira.

Focos – Infraestrutura, Educação, Empreendedorismo e Inovação, além da Gestão Pública são os quatro focos de atuação do Fórum Futuro 10. O Porto de Paranaguá é uma das prioridades estabelecidas pelo grupo na área de Infraestrutura, juntamente com outros itens como Aeroporto, Projetos e Rodovias. De acordo com o superintendente adjunto da Ocepar, Nelson Costa, o grupo de trabalho que atuou em Paranaguá está agora realizando um levantamento sobre a situação dos modais rodoviário, ferroviário e aeroportuário, cujo resultado será apresentado aos demais integrantes do Fórum logo após sua conclusão.

Outras áreas - Na reunião desta sexta-feira, o Comitê Executivo decidiu os próximos passos também em outras áreas. Em relação à Inovação, será realizada uma visita ao Laboratório de Criatividade da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), no dia 1 de setembro. Atividades desenvolvidas nesse segmento serão ainda expostas por representantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR), da Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR) e do Sebrae. Na área de Educação, os membros do Fórum vão promover um encontro com o secretário estadual Flávio Arns. 

{gallery}noticias/2011/Agosto/19/201181915610/{/gallery}

Conteúdos Relacionados