FUTURO 10 PARANÁ: Bancada paranaense será mobilizada para viabilizar obras de infraestrutura
- Artigos em destaque na home: Nenhum
{gallery}noticias/2011/Agosto/4/20118415026/{/gallery}O Fórum Permanente Futuro 10 Paraná vai mobilizar os parlamentares que representam o Estado no Congresso Nacional para viabilizar recursos que possibilitem a implementação das obras de infraestrutura, especialmente voltadas à melhoria do escoamento e recebimento de produtos por meio do Porto de Paranaguá. Dessa forma, as entidades que compõem o Fórum pretendem contribuir para acelerar o processo de modernização e ampliação da estrutura portuária existente em Paranaguá. "A nossa preocupação é fazer com que as coisas caminhem com uma certa celeridade e também sobre como podemos contribuir para que isso ocorra", ressaltou o coordenador do Conselho Diretivo do Fórum, Guilherme Cunha Pereira, na reunião ocorrida na manhã desta quarta-feira (04/08), na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba, com a presença dos os secretários estaduais do Planejamento, Cássio Taniguchi, e da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho. Acompanharam o encontro, o superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken e o superintendente adjunto, Nelson Costa.
Prioridades - No encontro, o assessor da presidência da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), João Arthur Mohr, apresentou aos secretários o trabalho desenvolvido pelo Fórum na área de infraestrutura e as prioridades apontadas pelas entidades especialmente em relação ao Porto de Paranaguá, entre elas a dragagem do canal da Galheta; a repotencialização dos equipamentos do corredor de exportação; a cobertura dos porões para que seja permitido o carregamento em dias de chuva; a agilização dos processos burocráticos e a profissionalização da gestão portuária. Também foram elencadas outras providências fundamentais que deveriam ser tomadas a médio prazo, como a melhoria da infraestrutura de acesso ao Porto, com avenidas independentes para caminhões, e também da infraestrutura de recebimento e armazenagem, além da substituição das correias. Os integrantes do Fórum demonstraram ainda a preocupação com a falta de projetos existentes na área de infraestrutura, que tem inviabilizado a destinação de recursos oficiais para a execução de obras.
Taniguchi - Os secretários discorreram sobre as propostas que o governo está encaminhando para superar os problemas existentes no Porto e enalteceram a iniciativa do Fórum. "Estamos trabalhando para que os gargalos na infraestrutura sejam superados rapidamente. Temos que recuperar o tempo perdido. Estamos buscando novos investimentos e a contribuição de vocês é muito importante. Juntos, estaremos construindo um novo Paraná", disse Taniguchi.
Richa Filho - "É gratificante vir até aqui ouvir sugestões de quem está no meio, de quem entende e conhece. Para nós, isso é muito significativo e as entidades aqui representadas tem poder, inclusive de nos ajudar junto ao governo federal, fazendo pressão, no bom sentido, aquela pressão por bons resultados, pelo desenvolvimento. Fico muito feliz de poder discutir com pessoas de tão alto nível, com o objetivo de trazer resultados concretos para nosso Estado", afirmou o secretário Richa Filho.
Diálogo - "Acho que estamos quase maduros para levar ao legislativo federal, principalmente, aos nossos senadores e deputados federais aquilo que nós precisamos, ou seja pedir apoio à nossa bancada para que eles nos ajudem a resolver os nossos problemas de recursos para o Paraná", disse o coordenador do Fórum e presidente da Fecomércio, Darci Piana. Além disso, ele também ressaltou a disposição do governo estadual em discutir temas relevantes com os diversos setores da sociedade. "É fundamental termos esse relacionamento com o governo do Estado. Hoje estivemos reunidos com os dois secretários mais importantes do segmento de infraestrutura e tivemos a oportunidade de mostrar a eles a nossa vontade, nos colocando à disposição para fazer o que for necessário para que possamos ajudar o Estado naquilo que ele precisa", frisou. "Esse diálogo que está existindo mostra a nós que o governo está com vontade de fazer com que as coisas aconteçam. E o importante agora para o Paraná é ter projetos para que nós possamos buscar recursos, quer sejam eles do governo federal ou da iniciativa privada. O Estado tem mostrado que está em consonância conosco. Quem tem a ganhar com isso é o Estado do Paraná e o seu povo", completou o dirigente.
Integrantes - As entidades que integram o Fórum Futuro 10 são: Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná, Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae), Instituto de Promoção e Desenvolvimento (IPD), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Fetranspar, Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), Movimento Pró-Paraná, Ordem dos Advogados do Brasil - Seção do Paraná (OAB-PR), Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep), Associação Comercial do Paraná (ACP) e Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap).