FUNDEPEC: Nova diretoria da entidade toma posse em Curitiba
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O Fundo de Desenvolvimento da Agropecuária do Paraná (Fundepec) agora é presidido pelo presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Ágide Meneguete, tendo como vice-presidente o superintendente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), Robson Mafioletti. A posse da nova diretoria, composta por representantes das entidades que fazem parte do Fundepec, ocorreu na manhã dessa quinta-feira (18/11), na sede da Faep, em Curitiba, com a presença do presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, do superintendente do Ministério da Agricultura no Paraná, Cleverson Freitas, do presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Otamir Martins, e do secretário executivo do Fundepec, Ronei Volpi. A reunião ocorreu das 9h às 12h, com aproximadamente 25 participantes.
Apresentações - Na oportunidade, o Mapa apresentou o status da febre aftosa no país e a Adapar mostrou as ações de sanidade animal que estão sendo desenvolvidas no Estado. Já Geraldo Signorini, da Alegra, discorreu a respeito dos mercados nacional e internacional para a proteína animal.
Alinhamento - No dia 27 de maio, o Paraná conquistou a certificação de área livre de febre aftosa sem vacinação e de zona livre de peste suína clássica independente. O novo status sanitário foi confirmado pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) na 88ª Sessão Geral da Assembleia Mundial dos Delegados da OIE, em Paris, na França. O reconhecimento internacional é resultado de um esforço entre os setores público e privado e abre caminho para a conquista de novos mercados. Na avaliação do superintendente da Ocepar, a unidade existente no Paraná permite que o Estado continue avançando nessa área. “Nós estamos bem alinhados com as demais entidades em relação ao status sanitário e devemos avançar cada vez mais nos mercados nacional e internacional, com proteínas e leite de qualidade”, disse Mafioletti.
O Fundepec - O Fundepec foi criado em 14 de novembro de 1995, reunindo instituições representativas de produtores rurais e da indústria, para promover o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da pecuária, posteriormente estendido para a produção vegetal e viabilizar ações de defesa sanitária no Paraná. Além da Faep e da Ocepar, são associadas à entidade o Sindicato da Indústria da Carne e Produtos Derivados do Estado do Paraná (Sindicarne), a Associação Paranaense de Criadores de Búfalos (Abupar), a Associação Paranaense de Avicultura (Apavi), a Associação Paranaense de Suinocultores (APS), o Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Estado do Paraná (Sindileite), a Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH), a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep), a Federação Paranaense das Associações de Criadores (Fepac) e o Sindicato dos Produtores de Gado de Corte e Gado de Leite do Paraná (SPGCGL-PR). O Fundepec dispõe de um fundo de R$ 82 milhões para serem utilizados em ações de precaução para situações de emergências sanitárias.