FRIMESA: Oeste ganha primeira indústria de leite condensado do Paraná

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A região oeste do Paraná está se preparando para receber a primeira fábrica de leite condensado do estado. O novo empreendimento dará suporte a produção de mais de 7 mil produtores de leite e gerará novos postos de trabalho. A nova fábrica faz parte da ampliação do complexo industrial de laticínios da cooperativa central Frimesa – iniciado em 1990 na cidade de Marechal Cândido Rondon. A cooperativa vai instalar também uma linha de sucos, industrialização de cremes de leite e bebidas achocolatadas – em longa vida 200ml; automatizar e ampliar o processamento de queijos – passando de 300 para 1.000 toneladas/mês - e um novo sistema de armazenamento. Os investimentos da Frimesa na atividade leite somam atualmente cerca de R$ 23 milhões.

Inauguração – Na sexta-feira, dia 15, acontece em Marechal Cândido Rondon, a solenidade de inauguração desta nova indústria da Frimesa, que contará com as presenças do presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, do secretário da Agricultura e vice-governador, Orlando Pessuti e demais autoridades e convidados. O presidente da Frimesa, Valter Vanzella, explica que o objetivo dos investimentos é aumentar o mix de produtos lácteos com maior valor agregado, valorizando o sistema de integração leiteiro. “Novas alternativas para rentabilizar e mnter os associados na atividade. Com isso, eles podem aumentar sua renda e melhorar sua qualidade de vida”, afirmou o dirigente.

Emprego e renda - A ampliação da capacidade industrial da cooperativa, até o final de 2005, irá criar 80 novos empregos diretos, além dos indiretos. Atualmente, 334 pessoas trabalham na unidade industrial em Marechal Cândido Rondon. Vanzella porém, observa que os benefícios do investimento vão além da geração de empregos. A região envolvida será beneficiada pelo incremento da arrecadação de ICMS e pelo estímulo à movimentação econômica por conta da renda extra dos produtores de leite e dos salários que serão pagos aos novos funcionários da cooperativa.

Conteúdos Relacionados