Franke Dijkstra recebeu Ordem Nacional do Mérito Científico

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O presidente da Cooperativa Agropecuária Batavo, FrankeDijkstra, de Carambeí (PR), recebeu ontem (26/4) das mãos do ministro de Estado da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, a insígnia da Ordem Nacional do Mérito Científico. Dijkstra foi um dos pioneiros da técnica de “plantio direto na palha”. Carlos Vogt e o pontagrossense Manoel Henrique Pereira, conhecido como Nonô Pereira, que desenvolveu, paralelamente a Dijkstra, trabalhos de plantio na palha, também foram reconhecidos pelos trabalhos desenvolvidos recebendo também a medalha de mérito cientifico. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da cerimônia que aconteceu no Salão Nobre do Palácio do Planalto. Conforme o homenageado, o plantio direto é uma técnica que ajuda a conservar os solos, eleva a produtividade e viabiliza a agricultura familiar. “Estou muito satisfeito pelo reconhecimento e por ter contribuído com informações práticas, técnicas e científicas que ajudam a aumentar a produtividade e melhorar o meio ambiente”, enfatizou Dijkstra.

Com o fim da erosão, solos melhores - De acordo com o presidente da cooperativa Batavo, quando foi introduzida a mecanização na agricultura brasileira, o uso de máquinas se mostrou crítico para os solos tropicais, sujeitos a chuvas e ação do sol e ventos, causando erosão da camada fértil. Foi esta razão que levou FrankeDijkstra, produtor no Paraná, a buscar conhecimentos e a aplicar o plantio direto na palha, com a proposta de "não queimar, não arar, não destruir para produzir", uma revolução silenciosa, apoiada pelos órgãos oficiais de pesquisa e extensão. A mudança permitiu transformar a agricultura subsidiada, de baixa produção, num processo sustentável, que hoje ocupa 80% da área no Paraná e 30 % no Brasil. Para o gerente geral de Desenvolvimento de Cooperativas da OCB, Ramon Belisário, que prestigiou a homenagem, o reconhecimento é mais do que justo, lembrando que Dijkstra instituiu a Fundação ABC, que presta assistência e promove a divulgação técnica agropecuária a cooperativas do Paraná.

Os homenageados - Foram agraciados com a medalha, entre outros, o ex-ministro da Ciência e Tecnologia Roberto Amaral; o arquiteto Oscar Niemeyer; o dramaturgo e romancista Ariano Suassuna; o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, e o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). A Ordem do Mérito Científico foi instituída em 1993 por decreto presidencial e é destinada a personalidades nacionais e estrangeiras que tenham prestado relevantes contribuições à ciência e tecnologia.

Conteúdos Relacionados