FRANGO: BRASIL DETÉM 18% DO MERCADO MUNDIAL
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Principais destinos - O grande destaque ficou por conta da Rússia, que registrou um aumento de 400% nas compras de frango brasileiro. No último ano, as remessas para aquele país totalizaram US$ 67,5 milhões, contra US$ 12,7 milhões no ano anterior. A participação do país no total de frangos exportado pelo Brasil ainda é pequena, de apenas 5,2%. O Oriente Médio, maior mercado, respondeu por US$ 414 milhões, 37% a mais do que os US$ 302 milhões do ano anterior. A participação da região foi de 32% no total de frango vendido ao exterior. Já as remessas para a União Européia também cresceram muito e atingiram US$ 409 milhões, volume 118% superior aos US$ 187 milhões do ano anterior. A região passou a responder por 32% do total comercializado e adquiriu importância equivalente à do Oriente Médio nas vendas externas de frango. As vendas para a Ásia chegaram a US$ 275 milhões, frente aos US$ 215 milhões de 2000, o que representa uma melhora de 27% entre um ano e outro. A participação da região foi de 21%. A África respondeu por US$ 26,5 milhões, uma participação de 2%.
Mercosul - No ano passado, 580.223 toneladas de frangos inteiros foram enviadas para o mercado externo, volume 39% superior ao de 2000. O preço médio também registrou alta (13%), atingindo US$ 860 por tonelada. Os cortes de frango tiveram um crescimento de 53% em volume comercializado para o exterior, totalizando 669.065 toneladas. O preço médio subiu 16%, para US$ 1,18 mil por tonelada. O único mercado em que as exportações de frango sofreram retração em 2001 foi o Mercosul. Segundo a Abef, o peso da região para a pauta brasileira de frango caiu 70%. No ano passado, as remessas para o Mercosul totalizaram US$ 22,6 milhões, ante US$ 37 milhões no ano anterior. Esse total representa 1,8% do total exportado pelo setor, ante os 6% e 8% de 2000 e 1999, respectivamente.